Título: Acesso universal à informatização
Autor: Machado, Roberta
Fonte: Correio Braziliense, 24/02/2011, Cidades, p. 60

Telecomunicações

Os governos local e federal firmaram ontem uma parceria para ampliar o acesso à internet de alta velocidade no Distrito Federal. Em reunião realizada no Ministério das Comunicações, o governador Agnelo Queiroz (PT) discutiu com o chefe da pasta, Paulo Bernardo, os termos do plano de transformação de Brasília na primeira cidade digital da América Latina. O GDF já garantiu ao menos R$ 27 milhões para o projeto, que inclui ainda os ministérios da Educação e da Ciência e da Tecnologia, assim como a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás). As escolas públicas serão as primeiras a serem beneficiadas com o sistema de banda larga.

A iniciativa tem como meta ampliar, a longo prazo, o acesso do cidadão a serviços públicos como matrículas na rede pública de ensino, marcação de consultas em hospitais e ao Departamento de Trânsito (Detran). Está prevista a criação de uma nova infovia (linha que transmite os dados de internet e telefone) para facilitar a comunicação entre os órgãos públicos, que não mais dependerão das redes tradicionais. ¿O governo vai poder se comunicar diretamente com todas as suas unidades do governo federal sem precisar passar pelas operadoras. Isso representa uma diminuição de custo, sem contar que permite que todos os cidadãos do DF tenham acesso à banda larga¿, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gastão Ramos.

Integração Para a instalação da banda-larga universal, o GDF deve integrar as linhas federal e locais já existentes no Distrito Federal, além de aproveitar a estrutura da Companhia Energética de Brasília (CEB). Agnelo adiantou que uma região administrativa do Distrito Federal deverá ser escolhida como cidade-piloto para implantação da internet de alta velocidade. Embora a Copa do Mundo de 2014 seja citada como um dos motivos para a iniciativa, Agnelo não arriscou citar um prazo definitivo para a conclusão do projeto.

Após o início das obras na primeira cidade, os trabalhos para a transformação de Brasília em uma cidade com acesso integrado à internet devem ser feitos de forma gradativa. ¿Vamos elaborar um projeto que integra todo esse potencial e, a partir daí, instalar as redes. Isso tem que ser o mais rápido possível, mas de forma progressiva¿, explicou Agnelo.

De acordo com o governador, a prioridade do projeto é a instalação da banda larga em todas as escolas públicas do DF. ¿Aí o céu é o limite, porque, na medida em que você coloca essa base, progressivamente vai envolver um conjunto da população. Enfim, as possibilidades são gigantescas¿, acredita Agnelo. Ainda devem ganhar o acesso à infovia do GDF órgãos como hospitais e delegacias, além das administrações regionais. ¿Estamos pensando a internet como um fator de cidadania. O cidadão terá acesso aos serviços públicos em casa, evitando o deslocamento e melhorando a qualidade de vida da população¿, ressaltou o governador.

Rapidez Banda larga é o nome que se dá para a internet que não é analógica, isto é, que não depende da conexão discada. Enquanto os modems analógicos usados inicialmente no Brasil atingiam uma velocidade de apenas 56 Kbps, graças à banda larga, o mercado oferece hoje pacotes de no mínimo 1000 Kbps (1 Mb). A forma mais comum de tornar público o acesso à banda larga é por meio de hotspots.