Título: MasterCard aposta no futebol e na classe C para expandir negócios
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/06/2008, Finanças, p. C2

A MasterCard, segunda maior bandeira de cartões do mundo, resolveu apostar no futebol para aumentar ainda mais seus negócios na América Latina. A região já é a que mais cresce no mundo nas operações da bandeira, com expansão de 23% em 2007. Este ano, já cresceu mais 21% em volume de recursos movimentados pelos plásticos e bateu em 220 milhões de cartões de débito e crédito. No Brasil, a aposta da bandeira é a classe C, a que mais cresce no mercado de consumo.

"O consumo se expande e a tendência é que continue crescendo. Queremos estimular o uso do cartão nas compras do dia-a-dia e chegar a estabelecimentos onde essas pessoas freqüentam", disse ao Valor, Richard Hartzell, presidente da MasterCard para a América Latina. Na avaliação do executivo, apesar do crescimento do uso dos cartões nos pagamentos de compras de menor valor, ainda há muito o que crescer. Os meios eletrônicos de pagamento, diz ele, só começaram a entrar nas compras diárias das classes de baixa renda. "Vamos massificar o credenciamento do comércio."

Uma das formas de aumentar os negócios da bandeira na América Latina, hoje dominados pela Visa, é o futebol. A MasterCard aposta no patrocínio de clubes (como o Boca Juniors, na Argentina), campeonatos (como as eliminatórias da Copa do Mundo) e em uma nova campanha publicitária.

Anteontem à noite, a bandeira lançou na região duas campanhas dedicadas ao esporte. "O futebol representa a paixão da maioria dos consumidores da América Latina. Estar perto do futebol é estar perto do consumidor", afirma Edgardo Tettamanti, vice-presidente de marketing. Além da nova campanha, focada no torcedor, a bandeira está criando em alguns países da região, uma página na internet para que os torcedores contem experiências "sem preço" que tiveram com o futebol.

Além dos esportes, os cartões sem contato, que permitem pagamentos das compras apenas com a proximidade do plástico, também são prioridade para a bandeira. Segundo Hartzell, a MasterCard tem 28 milhões destes cartões no mundo. Eles são aceitos em 100 mil estabelecimentos em 24 países. "Já passamos a fase de testes. Queremos atuar comercialmente com o produto na região", disse o executivo, alfinetando a bandeira Visa, que anunciou no início da semana testes com o Bradesco para trazer o cartão sem contato ao Brasil.

No futebol, o envolvimento da MasterCard com o esporte pode ser medido pelo jogo das eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina, anteontem em Belo Horizonte. Vários executivos da empresa vieram ao Brasil especialmente para o evento. Hartzell e outros diretores da bandeira que cuidam dos negócios para a América Latina da bandeira, passaram pela capital mineira anteontem.

A bandeira levou ainda 700 convidados para o estádio do Mineirão, vindos de vários países da América Latina. Em geral, funcionários dos bancos emissores da bandeira que se destacaram na venda de cartões.

Para acomodar os convidados, fechou o ginásio do Mineirinho (com capacidade para mais de 15 mil pessoas) que foi transformado em uma arena com atividades ligadas ao futebol e em um restaurante de comida mineira. No estádio, reservou um camarote e convidou o ex-jogador da seleção brasileira Careca, que virou uma espécie de garoto propaganda da bandeira. Carlos Alberto Torres, que participou da conquista do tricampeonato mundial, também apareceu.

Uma pesquisa da bandeira no México, Brasil e Argentina revelou que 86% das pessoas consideram o esporte essencial e a principal forma de entretenimento. A estratégia da MasterCard segue a de outras instituições como o Santander, que fechou o patrocínio da Libertadores, e da sua concorrente Visa, que patrocina a Copa do Mundo e outros campeonatos como a Copa do Brasil.