Título: O estilo Marta no Senado
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 20/02/2011, Política, p. 6

Quando a senadora Marta Suplicy (PT-SP) cortou o microfone do colega Eduardo Suplicy (PT-SP) logo na primeira semana de mandato, o episódio repercutiu nos corredores da Casa e todos creditaram o gesto a uma espécie de represália ao ex-marido. ¿Agora preciso obedecer à senhora vice-presidente¿, acatou o senador, com quem Marta tem três filhos. Mas a reprimenda não se tratou de mero assunto doméstico.

Em três semanas à frente da Mesa do Senado ¿ posto que ocupa quando o senador José Sarney (PMDB-AP) está ausente ¿, a petista já imprimiu o ¿estilo Marta¿, como classificaram alguns parlamentares, e se tornou o terror dos habitués da tribuna que não perdem a oportunidade de fazer um longo discurso.

Senadores da base e da oposição andam reclamando da nova ¿cassadora de palavra¿. ¿Ela cassou a palavra do senador Suplicy no primeiro dia em que ele subiu na tribuna. Se cassou a palavra do Suplicy, também vai cassar a minha¿, queixou-se Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em discurso. ¿O senhor ainda tem tempo, pode ficar tranquilo¿, consolou Marta.

A novela, no entanto, continuou. E Flexa escalou o ex-marido de Marta como ¿protetor¿. ¿Só estou me protegendo antecipadamente. O senador Suplicy, a meu pedido, veio me defender aqui.¿ E o tom doméstico criado graças à presença do ex-casal tomou conta da sessão. ¿Ele não está defendendo nada. Veio aqui porque tem um papel que ele tem que assinar¿, rebateu a senadora em plenário.

Se Flexa preferiu apelar para a piada como protesto contra o cerceamento, seu colega Mário Couto (PSDB-PA) não teve a mesma diplomacia. O tucano levantou a voz quando teve o discurso interrompido e reclamou que Marta privilegiou o colega de partido Jorge Viana (PT-AC) no tempo de discurso. ¿Vou descer dessa tribuna certo de que não fui intimidado, certo de que, nesse Senado, ninguém vai cortar minha palavra, a palavra do meu povo¿, protestou.

Via Twitter, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) também provocou a vice-presidente do Senado. ¿Do jeito que a Marta corta o tempo dos pronunciamentos, daqui a pouco teremos que falar em 140 caracteres¿, brincou, referindo-se ao limite de tamanho de cada mensagem publicada no microblog virtual.

Gramática Os embates com Marta, senadora neófita na Casa, não têm sido privilégios do ex-marido ou da oposição. Até mesmo José Sarney precisou se manifestar para demarcar território. A petista interrompeu Sarney durante um pronunciamento para corrigir o peemedebista sobre o substantivo usado para se referir a Dilma Rousseff. ¿Senhora `presidenta¿¿, frisou Marta, após Sarney dizer ¿presidente¿. Membro da Academia Brasileira de Letras, Sarney retrucou: ¿Muito obrigado a Vossa Excelência, mas sempre estou usando a fórmula francesa: madame le président. Todas as duas são corretas, senadora, gramaticalmente¿.

Com o cartão de visitas da petista, os oradores têm subido à tribuna tensos quando Sarney não preside a Mesa. E sabem que a situação continuará assim, pelo menos nos próximos dois anos ¿ tempo em que Marta ocupará cadeira na diretoria do Senado.