Título: Petróleo volta a derrubar mercado de ações dos EUA
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 23/06/2008, Finanças, p. C2

As bolsas americanas fecharam em forte queda na sexta-feira com o Dow fechando abaixo dos 12 mil pontos, com os crescentes preços do petróleo e alertas de mais baixas contábeis de bancos relacionadas a hipotecas.

O índice Dow Jones teve baixa de 1,83%, a 11.842 pontos. O Standard & Poor's 500 caiu 1,85%, a 1.317 pontos. O Nasdaq retrocedeu 2,27%, a 2.406 pontos.

Somando-se ao pessimismo, o S&P afirmou que pode cortar os ratings da Ford, General Motors e Chrysler citando os estragos financeiros causados pelos altos preços do combustível. As ações da GM caíram 6,8% e as da Ford despencaram 8,1%.

Os preços do petróleo subiram 2%, com tensões do Oriente Médio e um dólar fraco, aumentando os temores com inflação e gastos do consumidor.

A sessão já começou em tom negativo, com investidores vendendo as ações de bancos comerciais após o Merrill Lynch afirmar que vê mais cortes de dividendos e a necessidade de levantar mais capitais em bancos no Bank of America, Regions Financial, SunTrust Banks e Wachovia.

As ações do Merrill e outros bancos de investimentos também foram atingidas por rumores de que o banco pode emitir um alerta de lucro e divulgar novas baixas contábeis relacionadas aos ativos hipotecários. As ações do Merrill caíram 4,6%.

"Você tem diversos problemas aparecendo por conta das contínuas baixas contábeis das hipotecas de alto risco", disse Angel Mata, diretora da Stifel Nicolaus Capital Markets. "Eu acho que os relatórios de lucros no segundo trimestre são esperados no piso das previsões".

O principal índice das ações européias fechou em baixa, atingindo o menor nível desde 17 de março, em meio à preocupação com o setor financeiro, a alta do petróleo e o aumento da inflação. O índice FTSEurofirst 300 caiu 1,63%, para 1.224 pontos. Na semana, a queda acumulada foi de 3,4%.

O grupo financeiro belgo-holandês Fortis recuou 4,8%, a concessora britânica de hipotecas HBOS caiu 5,1%, o banco suíço UBS perdeu 3,3% e o alemão Deutsche Bank teve baixa de 3,1%.

O Erste Bank atribuiu a queda à alta do petróleo, à persistente incerteza causada pela crise financeira, à alta do euro e ao aumento da inflação. "A não ser que esses parâmetros essenciais mudem, esperamos uma performance fraca do mercado de ações", afirmou em nota.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,53%, a 5.620 pontos. O DAX, de Frankfurt, o índice DAX caiu 2,12% (6.578 pontos). Em Paris, o CAC-40 recuou 1,79% (4.509 pontos). Também recuaram as bolsas de Milão (1,75%), Madri (1,37%) e Lisboa (1,93%).