Título: Dona Marisa quebra clavícula e dona Ruth deixa hospital
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/06/2008, Política, p. A7

A primeira-dama, Marisa Letícia, caiu da cama, na noite de quinta-feira, e quebrou a clavícula direita. O acidente ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi atendida por plantonistas do próprio Alvorada e está com o braço imobilizado.

A primeira-dama e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, participaram ontem de uma missa de inauguração da rede de TV católica Canção Nova, na Esplanada dos Ministérios, em frente à catedral de Brasília.

Dona Marisa, que usou uma espécie de paletó para cobrir o braço imobilizado, foi acompanhada pelo chefe do gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. O presidente Lula está em São Paulo.

Quando o nome de Dilma foi anunciado pelo arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, a ministra foi bastante aplaudida pela multidão. Também participaram da missa Dom Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro (SP), e o padre Marcelo Rossi.

Já a ex-primeira dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, recebeu alta na manhã de ontem no Hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo, onde estava internada. A socióloga foi hospitalizada na quinta-feira. Ela teve uma angina, que é uma dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente.

À tarde, dona Ruth foi submetida a um cateterismo no hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e ou veias coronárias. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os médicos descartaram a necessidade de intervenção cirúrgica.

Dona Ruth já carrega no peito há algum tempo dois stents - próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura - para tentar normalizar o fluxo sanguíneo. A família não autorizou a divulgação de boletins médicos sobre o estado de saúde da socióloga.

O ex-presidente cancelou seus compromissos para acompanhar o tratamento da mulher. No domingo, Fernando Henrique não participou da convenção municipal do PSDB, que, apesar do racha entre alckmistas e kassabistas, acabou por consagrar o ex-governador Geraldo Alckmin candidato a prefeito de São Paulo. No fim de semana, Fernando Henrique também pediu ao deputado Samuel Moreira, líder do PSDB na Assembléia, para cancelar sua palestra marcada para hoje em um dos auditórios da Casa. O ex-presidente falaria sobre voto distrital.