Título: Bolívia renegociará envio de gás à Argentina
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/06/2008, Internacional, p. A12

A Bolívia anunciou que vai renegociar os volumes de gás que exporta para a Argentina e que não pagará nenhuma multa por haver enviado ao vizinho quantidades inferiores às contratadas. Atualmente, a Bolívia exporta para a Argentina cerca de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, bem menos do que os 7,7 milhões de metros cúbicos acordados.

"Vamos divulgar as quantidades (de venda de gás) quando assinarmos o adendo. Não acho conveniente anteciparmos nada", disse o ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas.

Pelo acertado no contrato assinado entre a Energia Argentina SA (Enarsa) e a estatal boliviana YPFB, não se cobrará uma multa pela redução dos envios de gás para a Argentina, afirmou Villegas.

No começo do ano, a Bolívia tentou abrir uma negociação envolvendo o Brasil que poderia levar à redução da exportação de gás natural para o mercado brasileiro. Isso seria uma saída para evitar um agravamento da crise energética na Argentina.

Na ocasião, autoridades da Bolívia admitiram que o país não teria condições de fornecer os volumes acertados para 2008 e 2009 com a Enarsa. O mínimo acertado para este ano era de 4,6 milhões de metros cúbicos por dia, mas, segundo o jornal boliviano "La Razón", o país teria condições de exportar somente 1,5 milhão de metros cúbicos por dia.