Título: Redes em multiplicação
Autor: Vieira ,Maria Cândida
Fonte: Valor Econômico, 25/06/2008, Franquias, p. F1

As franquias no Brasil crescem a taxas chinesas, na casa dos dois dígitos, e a tendência é de que essa expansão continue firme nos próximos anos. As previsões são de um faturamento de R$ 53 bilhões em 2008, uma alta de 15% em relação ao ano passado. Até dezembro, as redes de franquias serão 1.230, o número de lojas deve chegar a 65.900 e os empregos diretos a 600 mil.

O crescimento invejável do franchising brasileiro, que dobrou em faturamento e número de marcas entre 2001 e 2007, é resultado das condições favoráveis da economia e da organização das empresas que têm planejamento estratégico, marketing agressivo e treinamento ativo. "Quando a economia reage, as franquias respondem rapidamente porque as redes estão estruturadas", afirma Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade que reúne 600 associados.

Os números exuberantes, de acordo com o executivo, devem-se ainda ao fato de esse ser um setor com alto grau de formalização, porque o pagamento de royalties pelos franqueados às redes franqueadoras é um sistema transparente, que propicia dados consistentes de faturamento. Aliado a esses fatores internos, há uma ofensiva do franchising brasileiro no exterior, que já conta com 52 redes lá fora e pode chegar a 70 até o fim do ano.

O sistema de franquias ajuda inclusive empresas a enfrentar o câmbio valorizado como acontece, por exemplo, com as indústrias de calçados, que encontraram no mercado externo uma saída para crescer. A Via Uno, fabricante gaúcha de calçados femininos, conta com mais de 200 lojas no mundo, com presença na Alemanha, Itália, Espanha, Emirados Árabes e outros. A Arezzo, em parceria com o grupo chinês Prime Success, pretende abrir 300 lojas de sapatos na China até 2016. A Carmen Steffens, com 100 franquias no Brasil, avança no mercado europeu, EUA, Arábia Saudita, entre outros.

O mercado brasileiro também voltou a atrair franquias do exterior. Na 17ª ABF Franchising Expo, realizada de 25 a 28 deste mês, em São Paulo, participaram 18 delegações estrangeiras, entre elas a cadeia americana de fast-food Wendy's, que busca parceiros para abrir 45 lojas nos próximos anos. O interesse pelo Brasil, de acordo com Camargo, é conseqüência do aumento de renda da população, principalmente da classe C, que elevou o número de consumidores. Atualmente existem cerca de 130 franquias estrangeiras atuando no Brasil, 10% do total das redes no país.

Uma das marcas com forte crescimento é a Livraria Nobel, que com 185 lojas espalhadas pelo Brasil e 17 no exterior, é a maior rede de livrarias no país. Até o fim do ano, o total de lojas deverá chegar a 200 no Brasil, afirma Sérgio Milano Benclowicz. "Estamos em 110 municípios e temos um potencial grande para crescer, porque existem cerca de 300 cidades com mais de 100 mil habitantes e outras 300 com mais de 50 mil habitantes", constata. Segundo ele, municípios com mais 50 mil habitantes comportam uma Nobel.

No exterior, a Nobel tem 17 franqueados na Espanha, Portugal, Angola e México. Para 2009, a rede prepara-se para abrir uma livraria étnica, para latino-americanos, nos EUA. "Existem 60 milhões de latino-americanos naquele país e vamos oferecer somente livros em português e espanhol", diz Sérgio Milano.