Título: PSB oficializa Márcio Lacerda e aliança com o PT em Belo Horizonte
Autor: Jorge , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 30/06/2008, Política, p. A7

O PSB oficializou ontem em convenção a aliança com o PT na sucessão municipal deste ano em Belo Horizonte. Para a disputa pelo comando da prefeitura, foi confirmada por unanimidade dos delegados do partido a chapa encabeçada pelo empresário Márcio Lacerda (PSB), tendo como candidato a vice o deputado estadual Roberto Carvalho (PT). Embora vetado pelo comando nacional petista de participar da coligação, o PSDB do governador Aécio Neves vai apoiar informalmente a dobradinha liderada pelos socialistas.

"Vamos estar presentes ao lado de Lacerda, para conquistar a vitória", afirmou Danilo de Castro, secretário estadual de Governo, que representou Aécio Neves no encontro do PSB, realizado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Os tucanos fazem convenção hoje, mas já está decidido que o partido aceitará participar extra-oficialmente da campanha. "A questão da informalidade nunca foi considerada por nós um aspecto essencial, pois temos trabalhado desde o início para viabilizar uma ampla parceria em Belo Horizonte", disse Castro, minimizando o veto imposto pelo comando nacional do PT.

O PPS, igualmente barrado pelos petistas na coligação, também aceitou apoiar a dobradinha PSB/PT apenas informalmente, em convenção realizada pela legenda no sábado. Para Lacerda, que chegou ao encontro do PSB com três horas de atraso, a participação informal dos tucanos e do PPS não enfraquecerá politicamente a sua candidatura. "O único prejuízo será no tempo da propaganda na TV e no voto de legenda, mas, fora isso, os partidos e as pessoas vão estar totalmente envolvidas na campanha", disse Lacerda.

O presidente estadual do PSB, deputado estadual Wander Borges, anunciou que a coligação já conta com a adesão formal de mais 11 legendas, além do PT e PSB: PTB, PV, PMN, PP, PR, PSL, PT do B, PRP, PSC, PTN e PSDC. "Com o PSDB e PPS, temos o apoio de 15 partidos, o que deverá propiciar um tempo de nove minutos na propaganda eleitoral gratuita na TV", afirma Borges.

Para reforçar a campanha de Lacerda, Pimentel espera a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos comícios e propagandas do candidato. "O presidente é um cabo eleitoral importante", disse o prefeito de Belo Horizonte, um dos principais articuladores da chapa e da aproximação com os tucanos na capital mineira.

Nesta segunda-feira, o prefeito, ao lado do governador Aécio Neves, vai se encontrar com Lula na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG). "Vamos ter uma conversa política, mas o presidente já manifestou a opinião dele, de que tem em Belo Horizonte o mesmo candidato do governador e do prefeito e tenho certeza de que na campanha ele estará conosco", disse Pimentel.

Na última sexta-feira, o DEM decidiu em convenção indicar o deputado estadual Gustavo Valadares como candidato a prefeito. O vice dos democratas deve ser anunciado hoje. O PMDB e o PHS também devem oficializar coligação nesta segunda-feira, tendo o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) como cabeça de chapa e o deputado estadual Eros Biondini (PHS) como vice.