Título: Lula critica PT por tentar impedir aliança em BH
Autor: Jorge , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 01/07/2008, Política, p. A8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende participar da sucessão municipal de Belo Horizonte, onde cinco partidos de sua base de apoio no Congresso Nacional contam com candidatos na disputa pelo comando da prefeitura - além do PT, o PSB, PCdoB, PMDB e PDT . Nesse delicado quadro eleitoral, a tendência é que Lula suba no palanque do empresário Márcio Lacerda (PSB), que lidera a chapa articulada pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Em visita, ontem, à fábrica de helicópteros da Helibras, em Itajubá (MG), Lula sugeriu que apóia Lacerda na sucessão local. "Vou participar pouco das eleições municipais, mas Belo Horizonte é uma das cidades que eu quero ir, até porque eu acho que é importante a continuidade do projeto de Belo Horizonte", afirmou Lula. "Belo Horizonte está dando certo. A relação entre o prefeito e o governador tem sido uma boa relação", acrescentou.

Para Lula, as divergências políticas são comuns e devem ser tratadas com naturalidade. "Muitas vezes nós não conseguimos fazer aliança numa cidade em que todo mundo é só do PT, então, essa divergência quando tem PT, PMDB, PSB, PCdoB é normal", comentou o presidente. "Eu gostaria que em Minas Gerais pudesse estar todo mundo junto, todos os partidos da base, mas não vai ser possível e nós precisamos administrar para que não haja fissuras".

Segundo Lula, que defendeu a aproximação com os tucanos almejada por Pimentel, o engajamento de Aécio Neves na campanha é bem-vindo, à medida que "vai ajudar a gente a eleger o candidato". "Eu terei o imenso prazer em participar de um comício em BH", completou.

Em sua entrevista à imprensa, o presidente voltou a criticar o veto imposto pelo comando nacional do PT à aliança formal com o PSDB. "Depois de o PT de Minas aprovar, municipal, estadual, depois da convenção aprovar, eu acho que a direção nacional do partido poderia tranquilamente apenas ter confirmado tudo o que já aconteceu".

Para Lula, a aliança entre tucanos e petistas em torno da candidatura de Lacerda, que tem como vice o deputado estadual Roberto Carvalho (PT), não tem implicações para a corrida presidencial de 2010, um dos argumentos usados pela direção do PT para barrar a parceria arquitetada por Pimentel e Aécio Neves. "Tentar misturar uma eleição municipal com eleição de 2010 é uma loucura", afirmou o presidente.

Em convenção que contou com cerca de metade dos delegados e sem a participação de Aécio Neves, que acompanhou Lula em Itajubá, o PSDB decidiu ontem não apresentar candidato próprio à disputa pela prefeitura de Belo Horizonte e apoiar informalmente a chapa de Lacerda.

"O apoio extra-oficial não era o que queríamos, mas os convencionais demonstraram que estão unidos em torno da orientação do governador", disse Leo Burguês, presidente do diretório municipal do PSDB na capital mineira. Segundo ele, 88 delegados, representando cerca de 50% do contingente habilitado a participar da convenção, votaram. A opção pelo apoio informal à dobradinha PSB/PT teve a adesão de 85, perfazendo 96,5% do total. Outros três delegados votaram contra a decisão de não lançar candidatura própria.

Para a eleição proporcional, o PSDB aprovou chapa composta por 60 pretendentes a uma vaga na Câmara Municipal. Mas esse número, segundo Burgês, deve aumentar, a partir de negociações que estão sendo mantidas com outras legendas, entre elas o PSDC.

O secretário de Estado do Governo, Danilo de Castro, reiterou que a questão da informalidade já não é mais importante na agenda de discussões do partido, ressaltando que o prejuízo vai se materializar em um menor tempo de exposição do candidato socialista na propaganda eleitoral gratuita. De acordo com Leo Burguês, o PSDB agregaria cinco minutos e doze segundos ao tempo de TV e rádio de Lacerda.

O candidato socialista, que esteve ontem na sede do PSDB e foi bastante assediado pelos delegados tucanos, já está estruturando a sua equipe de campanha. O Instituto Vox Populi ficará encarregado das pesquisas de opinião, enquanto o marketing será de responsabilidade do publicitário Guillermo Raffo. Em 2004, na equipe de Duda Mendonça, foi Raffo quem cuidou da campanha do atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).

O PT fez convenção na noite de ontem para definir a sua chapa de vereadores, composta por 53 pretendentes. Além de Lacerda, disputarão a prefeitura da capital mineira neste ano: Gustavo Valadares (DEM), Leonardo Quintão (PMDB), Jô Moraes (PCdoB), Sérgio Miranda (PDT), Jorge Periquito (PRTB) e Vanessa Portugal (PSTU).