Título: Wal-Mart "adota" bairro do Recife com meta de elevar IDH
Autor: Mandel , Carolina
Fonte: Valor Econômico, 03/07/2008, Empresas, p. B4

O Instituto Wal-Mart, braço de responsabilidade social da rede varejista multinacional no Brasil, irá adotar o bairro de Bomba do Hemetério, na zona norte do Recife, com ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, lazer e geração de renda. O Wal-Mart pretende elevar em cinco anos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade de 0,704 para 0,797, média do Recife. Nos próximos 12 meses, a varejista investirá R$ 1 milhão no bairro. Além disso, os governos estadual e municipal darão apoio à iniciativa com obras de saneamento e infra-estrutura, escolas, centros de saúde.

Dos quase cem bairros do Recife, Bomba está entre os 30 com o menor rendimento médio mensal. O responsável por uma casa nessa vizinhança ganha R$ 355,8 por mês, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife. Enquanto isso, na média, os chefes de família do restante da cidade recebem R$ 1.024,96. A taxa de alfabetização das pessoas acima de 15 anos também está abaixo da média: 85% ante 89%.

"Vamos vender por menos para que as pessoas vivam melhor", afirma Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil.

Até chegar à escolha de Bomba do Hemetério, a rede varejista percorreu um longo caminho. Depois de optar pelo Nordeste, região que abriga quase metade das lojas do Wal-Mart no país, decidiu-se pelo Recife, cidade sede do Bompreço (rede adquirida em 2004). Aí, a equipe de responsabilidade social da empresa visitou 13 bairros da cidade. Em Bomba, encontrou forte mobilização social e cultural, fatores que considerava importantes para o sucesso do projeto.

Agora, depois do lançamento do programa, a rede irá discutir com os moradores da localidade quais atividades serão implantadas. A participação deles já se deu, por exemplo, na escolha do nome: "Bombando Cidadania". Foi por causa de seu Hemetério, que tempos atrás distribuía água para a comunidade com a bomba de sua casa, que o bairro ganhou o nome que tem.

Não é a primeira vez que uma empresa adota uma população em Pernambuco. Em 2005, a Unilever iniciou um projeto para melhorar o IDH de Araçoiaba, cidade a 67 km do Recife. A meta era elevar o indicador a, no mínimo, 0,637, a média estadual por meio de ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico, até 2007.

Depois de três anos e meio de atividade e R$ 3 milhões de investimento, a empresa está neste momento saindo do município de 17 mil habitantes. A partir de agora, eles serão responsáveis por manter as instalações e serviços criados pela Unilever.

De acordo com Waleska Ferreira, gerente de responsabilidade social da Unilever, ainda não é possível saber se a meta foi atingida. Isso porque a companhia está em meio a um processo de análise dos dados sob a coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, órgão responsável pela divulgação do IDH.

Porém, segundo Waleska, já é perceptível a melhora em alguns indicadores. A taxa de mortalidade infantil, por exemplo, em mil nascimentos, caiu de 30,6 crianças para 6,4. No bairro, aproximadamente mil pessoas foram alfabetizadas.