Título: Fitch avalia Brasil bem
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 25/02/2011, Economia, p. 15

Com o ciclo de crédito sustentado pelo crescimento econômico saudável e pela maior estabilidade política, sete nações da América Latina, entre elas o Brasil, caminham para uma elevação do rating no curto prazo, afirmou a agência de classificação de risco Fitch. O país vem obtendo um desempenho desde junho de 2010, quando a perspectiva da nota ¿BBB-¿, dada pela agência, foi melhorada.

Os riscos para o cenário positivo da Fitch vêm principalmente do resto do mundo, com a possibilidade de uma demanda mais fraca por parte de Estados Unidos e China. A queda das commodities resultante de uma eventual expansão menor nas maiores economias poderia prejudicar a melhora nos indicadores fiscais e externos na América Latina.

Países como Brasil, Colômbia, República Dominicana, Panamá, Peru, Suriname e Uruguai têm perspectiva positiva de rating, embora não seja claro quais deles poderão ser elevados ainda neste ano. ¿A Fitch espera que as tendências de crédito soberano continuem positivas na América Latina em 2011¿, limitaram-se a dizer Shelly Shetty e Erich Arispe, analistas da agência.

O ciclo de crédito da América Latina é apoiado pelo dinamismo continuado de crescimento na maior parte da região, que deve avançar 4,1% neste ano, menos que os 5,6% estimados para 2010, disse a Fitch. Para a agência, uma forte alta da aversão a risco, possivelmente devido ao desenvolvimento da crise da dívida europeia, também pode prejudicar os fluxos de capital para a América Latina.