Título: Vivo lucra R$ 1,89 bi
Autor: Braga, Gustavo Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 25/02/2011, Economia, p. 17

Maior empresa de telefonia celular do país, a Vivo registrou lucro líquido de R$ 1,89 bilhão em 2010, um aumento de 115,7% na comparação com o ano anterior. As receitas líquidas (descontados o pagamento do Imposto de Renda) subiram 8,8%, para R$ 18,1 bilhões. A companhia, agora controlada pela espanhola Telefônica, registrou 60,2 milhões de clientes, 16,5% a mais que em comparação com 2009. No segmento pós-pago, o crescimento foi de 33,3% no período.

Para o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, os resultados da Vivo só confirmam o acerto na aquisição de 50% das ações que pertenciam à Portugal Telecom, por 7,5 bilhões de euros. ¿A Vivo representava um sonho antigo da Telefônica: o de atuar em todo o território nacional na telefonia móvel e não apenas em São Paulo¿, afirmou. Ele ressaltou que conclusão do processo de integração das duas empresas avança ¿com calma¿ e o próximo passo será permitir, até o primeiro semestre de 2012, ao assinante da Vivo a possibilidade de contratar, na mesma conta, uma linha fixa e ao cliente da Telefônica, um celular.

Na avaliação de Eduardo Tude, especialista em telecomunicações da consultoria Teleco, os resultados das teles que atuam no Brasil foram, em geral, positivos. A Tim, por exemplo, apresentou crescimento de 176% no lucro líquido e 10 milhões de novos usuários. Tude ponderou, porém, que o grande desafio das empresas do setor será o de agregar valor aos serviços para elevar as receitas médias por usuário. ¿Com o mercado cada vez mais competitivo, os preços do serviço de voz estão cada vez mais baixos e, para compensar a perda de faturamento, as teles estão investindo em novos serviços de dados¿, explicou.

Tombo português Se a venda de 50% do capital da Vivo fez bem à Telefônica, custou caro à Portugal Telecom. Sem os ganhos do crescente da telefonia celular no Brasil, a companhia portuguesa viu o seu lucro líquido encolher 83% no quarto trimestre de 2010. O ganho somou 55 milhões de euros, ficando bem abaixo das previsões do mercado, que apontavam para lucro de 89 milhões de euros. Para reverter esse quadro, a Portugal Telecom está apostando na sua parceria com a Oi e no avanço do mercado africano.