Título: Lula defende que Farc se tornem partido político
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 04/07/2008, Internacional, p. A11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que as Farc tenham a "sensibilidade de participar do jogo democrático" e libertem todos os reféns que ainda estão em suas mãos. As declarações foram dadas ontem após cerimônia sobre Agricultura Familiar.

Mais uma vez - a primeira manifestação havia sido por intermédio de uma nota oficial, divulgada no início da noite de quarta - Lula se disse satisfeito pelo resgate da ex-senadora Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns colombianos, na tarde de quarta. "É abominável alguém manter uma pessoa seqüestrada por uma hora, quanto mais por seis ou sete anos", afirmou o presidente.

Lula defendeu que as Farc encerrem suas atividades, inspiradas nas ondas de democracia que preenchem o continente latino-americano.

"Aqui na América do Sul e na América Latina não há razão nenhuma para alguém querer chegar ao poder pela via armada, porque a democracia reina neste continente." O presidente brasileiro, que diversas vezes lembrou que seu próprio partido - o PT - fez a opção certa ao buscar chegar ao poder pelo voto direto, ressaltou que, nos países sul-americanos, "todas as forças disputam e se organizam em partidos políticos".

O presidente também enalteceu a ação do governo colombiano, classificando-a como "uma vitória daqueles que amam a liberdade e a paz". Para o presidente, o resgate de Ingrid Betancourt "foi uma coisa extremamente importante e que deve estar mexendo com a cabeça das Farc".