Título: Embaixador diz que fica
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 25/02/2011, Mundo, p. 20

Enquanto a crise política continua, na embaixada da Líbia em Brasília o clima é tenso e as opiniões se dividem. O embaixador Salem Ezubdi fez ontem um pronunciamento sobre a situação do país e afirmou que não vai deixar o cargo, ao contrário do que já fizeram dezenas de diplomatas líbios, em protesto contra Muamar Kadafi. Nos corredores da representação diplomática, alguns funcionários discordavam do discurso oficial a favor do regime. Dois deles, que preferiram não se identificar, denunciaram como um verdadeiro massacre o que está acontecendo.

O embaixador assegurou que vai permanecer no cargo por uma questão de honra. ¿Várias pessoas pediram que eu renunciasse. Eu represento o meu país e considero que meu trabalho é uma honra. O abandono da minha responsabilidade seria uma traição¿, declarou Ezubdi. A despeito da morte de centenas de pessoas desde o início dos protestos contra Kadafi, o diplomata entende que o governo líbio está tratando do problema ¿conforme a lei¿ e cuida de defender o território. ¿Partimos do ponto de que todo país tem direito de lidar com quem ameaça sua segurança e sua unidade nacional¿, declarou.

¿Mídia tendenciosa¿ Segundo o diplomata, a situação é ¿boa¿, especialmente em Benghazi, um dos focos das manifestações ¿ a despeito do que, segundo afirmou, ¿é divulgado pela mídia tendenciosa¿. ¿Para confirmar, basta perguntar aos brasileiros que estão retornando¿, sugeriu Ezubdi. O embaixador aproveitou a oportunidade para tentar tranquilizar os parentes dos brasileiros que continuam na Líbia, e garantiu que eles retornarão ¿o mais rápido possível¿.

De acordo com Ezubdi, os protestos não se limitam à insatisfação popular. ¿Ficou nítido que o objetivo não é apenas um pedido de reformas econômicas, mas uma tentativa de promover a divisão do país e ameaçar a unidade nacional¿, disse o representante. Assim como o líder Kadafi, ele acusou a rede terrorista Al-Qaeda de tentar um dar golpe de Estado, e disse que seu governo tem ¿provas e informações¿ de que o objetivo de Osama bin Laden é fazer da Líbia uma passagem para a Europa.

Depois do pronunciamento, dois funcionários e um cidadão líbio rebateram as declarações do embaixador. ¿Aquilo é o que ele afirma ser verdade. Mas não é o que o povo líbio pensa. O que está acontecendo no país é um massacre¿, disse um deles. Outro acredita que a única solução para a Líbia é a saída do ditador. O comerciante Mohamed El-Zuwei, que vive há 23 anos no Brasil, foi à representação diplomática receber informações sobre parentes que vivem em Benghazi. ¿A situação está muito ruim. Eles estão maltratando o povo. Cada dia tem novo um ataque. Não existe nada dessa história de Al- Qaeda. Eles lutam porque não querem mais o governo de Kadafi¿, denunciou.