Título: Greve paralisa 35% dos carteiros, diz ECT
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/07/2008, Brasil, p. A3
A greve de funcionários dos Correios completou ontem oito dias com a adesão dos carteiros de mais um Estado, o Mato Grosso, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect ). A paralisação atinge agora, segundo a entidade, 24 Estados e o Distrito Federal.
Levantamento divulgado pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) confirma a paralisação em 20 Estados e no Distrito Federal. Segundo a empresa, 35% dos carteiros de todo o Brasil estão de braços cruzados.
José Gonçalves, um dos representantes da Fentect no comando de greve, disse ontem que a entidade quer que "o presidente Lula intervenha na negociação, já que foi mediador do acordo do fim do ano passado". Segundo os Correios, mais de 50 milhões de objetos não chegaram ao destinatário desde o início da greve.
A categoria reivindica, segundo a Fentect , o cumprimento integral de um acordo assinado em novembro de 2007. Os principais pontos não cumpridos seriam a incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, negociação do plano de carreira e participação nos lucros. Por sua vez, os Correios afirmam que o compromisso foi cumprido e mantêm o posicionamento de cortar o ponto dos grevistas.
A falta de acordo sobre o fim definitivo da greve manteve a liminar do TST, que determina que pelo menos 50% dos funcionários dos Correios retomem o trabalho.