Título: Lula e Bush vão discutir hoje a rodada de Doha
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/07/2008, Internacional, p. A10

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George Bush discutem a Rodada Doha hoje, à margem do G-8, em meio à queixa brasileira de que os países ricos querem extrair "mais e mais" concessões do Brasil na área industrial, às vésperas de uma reunião ministerial decisiva em Genebra, na semana que vem.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o Brasil fez praticamente todas as concessões que podia na área industrial e agora espera concessões na área agrícola dos EUA e União Européia para ver se convence outros países de que o acordo vale a pena.

Amorim foi enfático na rejeição de demandas dos EUA por acordos setoriais que cortariam mais rapidamente as tarifas de certas áreas, como químicos, têxteis, calçados etc. O problema, diz ele, é que da forma que estão, os acordos setoriais retiram a flexibilidade do Mercosul para proteger sua indústria. "A ênfase é de extrair o máximo, e aí a barganha desaparece", reclamou, sinalizando que as demandas americanas não vão levar a um entendimento.

Em Genebra, os mediadores das negociações agrícola e industrial vão colocar na mesa novos textos de compromisso esta semana. Mas terão pouca diferença dos que até agora não permitiram quebrar o impasse. (AM)