Título: Mais Alimentos estimula setor de máquinas agrícolas
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Fonte: Valor Econômico, 09/07/2008, Agronegócios, p. B11

Lançado no início deste mês pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para aumentar a produtividade da agricultura familiar, o plano safra "Mais Alimentos" também começa a acelerar os investimentos dos pequenos fabricantes de máquinas agrícolas. Em Venâncio Aires, a 130 quilômetros de Porto Alegre, a Tramontini decidiu antecipar em três meses um programa de R$ 3,5 milhões para dobrar a capacidade de produção de 150 para 300 tratores e microtratores por mês, financiado exclusivamente com recursos próprios.

Segundo o gerente comercial Júlio Cercal, pelo plano original a expansão iniciada no fim do ano passado seria concluída em meados de 2008, mas o cronograma foi puxado para o primeiro trimestre. A empresa vem operando a 100% da capacidade e com o novo plano safra as encomendas já devem começar a crescer em cerca de 60 dias, o que pode levar à abertura do segundo turno de produção antes do fim das obras.

O governo quer estimular a venda de 60 mil tratores e 300 mil implementos agrícolas para os pequenos produtores até 2010. Para isso, o plano safra prevê empréstimos de até R$ 100 mil por propriedade para investimentos em mecanização e infra-estrutura, com juros de 2% ao ano e dez anos para pagamento, com três de carência. A linha já está disponível.

O MDA também negociou com Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) a concessão de descontos que variam de 11% a 15% nos preços dos tratores de 15 a 75 cavalos. Conforme Cercal, as reduções serão bancadas pelos fabricantes e pelos revendedores, que assumiram o compromisso de manter os preços fixos durante um ano, com a perspectiva de compensar o ganho menor por unidade com o aumento dos negócios.

Fundada em 1984, a Tramontini vende de 600 a 800 microtratores de 12 a 18 cavalos de potência e mais de 1 mil tratores de quatro rodas de 30 e 50 cavalos por ano. A empresa não revela faturamento, mas em 2008 os volumes comercializados devem crescer entre 50% e 60% puxados pelo plano safra, calculou Cercal.

Toda a produção é destinada ao mercado interno, sendo 50% a 55% no Sul, 20% no Sudeste e o restante nas demais regiões. Segundo ele, a empresa distribui seus produtos por meio de uma rede de mais de 80 revendas multimarcas no país, também responsáveis pelos serviços de assistência técnica e comercialização de peças de reposição.

Com a expansão da linha de produção, o número de funcionários em Venâncio Aires deve crescer cerca de 35% sobre os atuais 103 até o início de 2009, informou Cercal. "Neste ano estamos batendo recordes de vendas a cada mês", disse. As entregas para as revendedoras são feitas a cada dois meses, mas segundo ele, não há fila de espera pelos produtos da empresa.