Título: Tiririca agora é da educação
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 26/02/2011, Política, p. 7

O deputado federal Tiririca (PR-SP) vai assumir vaga na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. A indicação para o posto foi feita pelo PR a partir de pedido do parlamentar. Francisco Everardo Oliveira Silva assume o cargo na quarta-feira, quando o colegiado será instalado. Nascido em Itapipoca, no Ceará, o parlamentar fez carreira como palhaço em São Paulo e foi o campeão de votos na briga por assentos na Câmara Federal. O deputado teve seu número digitado nas urnas 1.353.820 vezes. Por não ter primeiro grau completo, o Ministério Público Eleitoral tentou, sem sucesso, cassar o mandato de Tiririca, alegando analfabetismo.

O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), disse que o parlamentar é um artista de sucesso e que poderá contribuir para a cultura no país. ¿Tiririca manifestou interesse e foi indicado. É normal que os deputados participem de comissões de áreas que lhes são afetas¿, afirmou Portela. Questionado sobre uma possível atuação de Tiririca com projetos também para a educação, o líder do PR afirmou que o colega poderá surpreender. ¿Nunca se sabe. Nosso ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, não cansava de dizer que o único diploma que teve na vida foi o de presidente da República¿, disse.

A coordenadora da organização não governamental (ONG) Ação Educativa, Vera Masagão, diz que é fundamental evitar pré-julgamentos, e que o importante é acompanhar a atuação de Tiririca na comissão. ¿O fato de um parlamentar não ter escolaridade alongada não quer dizer que não possa trabalhar pelo direito à educação no Brasil¿, argumentou Vera. ¿Espero que o deputado tenha compromissos legítimos na atuação que terá no Congresso¿, acrescentou.

Funcionamento As comissões são grupos temáticos formados por deputados para a apreciação de projetos antes de os textos serem encaminhados ao plenário. A Câmara tem 20 comissões permanentes, entres as quais a de Educação e Cultura. Ao longo das legislaturas, podem ser criadas ainda comissões especiais para a análise de projetos específicos. Também podem ser formadas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para investigações que envolvam deputados.