Título: Ale define plano de expansão e vai investir R$ 250 milhões até 2012
Autor: Jorge , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 08/07/2008, Empresas, p. B1

Depois de entrar na disputa por parte dos ativos da Esso no Brasil, que acabaram sendo adquiridos pelo grupo Cosan, a AleSat Combustíveis traça planos para reforçar a sua bandeira no mercado doméstico. Até 2012, a empresa quer dobrar o tamanho de sua rede de distribuição no país, com o propósito de ampliar a presença em regiões ainda pouco exploradas e conquistar mais alguns pontos no ranking do setor.

Em cinco anos, a companhia mineira planeja investir R$ 250 milhões na abertura de novos postos. Serão mais 1.019 unidades, que se juntarão às 1.100 que já ostentam a marca Ale atualmente. Uma fatia de R$ 73,5 milhões está sendo desembolsada em 2008, na instalação de 240 postos. Em termos absolutos, a principal base de crescimento até 2012 será a região Sudeste, que deve ganhar 414 novas unidades. Mas será nos estados do Sul do país que a companhia espera crescer com maior vigor.

"Começamos a operar naquela região no final do ano passado e já contamos com 12 postos", afirma Jucelino Sousa, vice-presidente da AleSat. Até 2012, a empresa pretende abrir mais 215 unidades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A estratégia utilizada nesse desbravamento de mercado tem sido a de atuar, inicialmente, nas vendas spot, fornecendo combustíveis para aqueles postos que operam desvinculados de distribuidoras específicas. É nessa ação comercial que a AleSat seleciona os potenciais parceiros. "No Brasil, 35% dos postos de gasolina são de ´bandeira branca´ e vamos crescer muito por meio desse vetor", diz Sousa.

Os investimentos programados pela AleSat contemplam, ainda, a instalação de mais três bases de distribuição, que vão se somar as oito controladas pela empresa, e a duplicação da frota própria, formada por 150 caminhões. Com esse plano de expansão, a companhia espera aumentar as receitas de R$ 6 bilhões, previstas para este ano, para R$ 8 bilhões em 2012, propiciando uma geração de caixa da ordem de R$ 250 milhões - 66% superior ao previsto para 2007. O volume de combustível comercializado deverá chegar a 370 mil litros ao mês, quase 30% acima do estimado para 2008. "Nossa fatia de mercado subirá de 4% para 5% em cinco anos", afirma o vice-presidente.

Segundo Sousa, a aquisição de parte dos ativos da Esso, que disputou associada a outro grupo, cujo o nome ele prefere manter em sigilo, aceleraria o plano de crescimento da AleSat em pelo menos três anos. "Fizemos uma oferta muito próxima ao valor dado pela Cosan para o fechamento do negócio, mas os critérios da Esso parecem ter sido subjetivos", comenta o executivo. "Continuamos abertos a novas oportunidades de aquisição", acrescenta o vice-presidente da AleSat.

Foi nos quadros da concorrente Cosan na disputa pelos ativos da Esso que a AleSat buscou um profissional para organizar o seu departamento encarregado pelas compras de álcool combustível, recém-inaugurado. A Cosan é a maior produtora de álcool do mundo. A AleSat criou uma "trading", que acompanhará de perto as usinas sucro-alcoleiras. A nova área é comandada por Henrique Rizatto.

"A participação desse energético vai crescer muito no país e precisamos entender a dinâmica do mercado, que tem vários fornecedores e está sob a influência de diversas variáveis, como volume de safra e preço internacional do açúcar", observa Sousa. Atualmente, cerca de 15% do combustível que sai das bombas dos postos Ale correspondem ao álcool, percentual que sobe para 25% se for considerado a parcela de álcool anidro adicionada à gasolina.

A AleSat também prepara uma agressiva estratégia de marketing para promover a sua marca no mercado distribuidor. A idéia é integrar os postos às localidades onde estão instalados, passando a oferecer uma série de serviços voltados para a clientela da região, como informações turísticas, de trânsito, climáticas, além de dicas de manutenção de veículos. Os postos Ale passarão também a ofertar, gratuitamente, acesso à internet sem fio (tecnologia wi-fi).

Esses serviços começaram a ser prestados em fase de testes em alguns postos da rede e serão lançados oficialmente em outubro, durante a convenção de revendedores que a AleSat promoverá em Natal (RN). Nesse evento, a companhia também anunciará a instituição bancária que dará suporte à AleCred, financeira constituída pelo grupo para ofertar, em lojas instaladas nos postos, um cardápio extenso de produtos, de crédito pessoal a seguros.