Título: Passagem mais cara
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 26/02/2011, Economia, p. 16

O receio de um aumento nos custos de combustíveis, de produtos industriais e de passagens aéreas em razão das turbulências no mundo árabe começaram a se concretizar, pelo menos na Europa. A International Airlines Group, companhia aérea formada pela união entre British Airways e Iberia, alertou ontem que a instabilidade política no Norte da África e no Oriente Médio pode atingir os preços de combustíveis este ano, o que resultaria em passagens mais caras.

Refinarias europeias importam cerca de 80% dos 1,49 milhão de barris exportados pela Líbia por dia, segundo analistas. Desde o início do ano, a gasolina já subiu 12% nos mercados internacionais, com todos os índices negociados nos patamares máximos em dois anos.

A British, que no mês passado elevou suas tarifas de longas distâncias refletindo o aumento do preço do combustível de aviação, afirmou que os valores das passagens podem aumentar novamente. ¿Iremos ajustar a sobretaxa se acreditarmos ser necessário¿, disse o presidente-executivo da IAG, Willie Walsh. ¿Considerando a crescente volatilidade no preço dos combustíveis nas últimas semanas, se essa oscilação permanecer, acredito ser provável que os aumentos ocorram.¿

A IAG, que entrou em operação em 24 de janeiro, informou que seus custos com combustíveis aumentaram 5,2%, ou 49 milhões de euros, no último trimestre de 2010. ¿Estamos monitorando o impacto da atual instabilidade em países muçulmanos quanto a preços de combustíveis e temos a flexibilidade de alterar nossos planos se necessário¿, acrescentou Walsh. (SR)