Título: Bolsas fecham em alta
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 26/02/2011, Economia, p. 16

As principais bolsas internacionais fecharam ontem em alta graças à estabilização dos preços do petróleo no mercado internacional. Na Europa, a semana terminou em clima de estabilidade, após quatro dias de quedas seguidas. Em Londres, o principal índice fechou com alta de 1,37% em relação ao fechamento de quinta-feira. Em Paris, o pregão terminou em alta de 1,51% e, em Frankfurt, a alta foi de 0,77%.

A Bolsa de Nova York também abriu em alta e o índice Dow Jones avançou 0,51%. A rebelião contra o governo do ditador líbio Muamar Kadafi continuou no foco das atenções do mercado. Os preços do petróleo fecharam em leve alta, com os contratos para abril acumulando um ganho de 13,5% na semana. Ontem, os preços do petróleo começaram o dia nas operações eletrônicas na Ásia, após a promessa da Organização dos Países Produtores (Opep) de agir para garantir o abastecimento.

Mas, impulsionada pela subida da confiança dos consumidores norte-americanos e por contratos anunciados pela Boeing, Wall Street evitou aquela que seria a maior queda semanal desde agosto de 2010. A bolsa de empresas eletrônicas Nasdaq terminou a semana subindo 1,58%, graças, sobretudo, a resultados da Intel. (SR)