Título: Brasil fecha acordos para se aproximar do Vietnã
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/07/2008, Brasil, p. A2

Lula e Giap: "Vietnamitas devem se orgulhar por terem derrotado os EUA" O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em declaração à imprensa durante visita ontem ao Vietnã, agradeceu o apoio do país para que o Brasil ocupe um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização as Nações Unidas (ONU). Na visita de um dia ao país, Lula e o presidente do Vietnã, Nguyen Minh Triet, também assinaram acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia e de esportes. Entre os documentos, está um memorando para promover iniciativas de combate à fome. Foram discutidos ainda temas da agenda bilateral e multilateral como alternativas para intensificar a cooperação entre o Brasil e o Vietnã nos campos de agricultura, infra-estrutura, formação profissional, energia renovável e comércio.

Lula aproveitou a visita ao Vietnã para se encontrar com o legendário general Vo Nguyen Giap, o artífice das vitórias militares contra a França e os Estados Unidos. Lula posou para foto com o general Giap, de 97 anos e disse que enviaria uma cópia a Fidel Castro. "Os vietnamitas podem ficar orgulhosos de ser o povo que derrotou os franceses e os norte-americanos no mesmo século", afirmou.

No discurso que fez ao encontrar o presidente Nguyen Minh Triet, Lula destacou que o Vietnã tem uma história que desperta respeito e admiração devido à guerra travada pela sua independência. Acompanhado de uma comitiva de 30 empresários, Lula participou do encerramento do seminário Brasil-Vietnã e citou dados sobre as relações comerciais dos dois países, entre 2002 e 2007, cuja corrente comercial evoluiu de US$ 43 milhões para US$ 323 milhões.

Lula anunciou para novembro, no Brasil, a primeira reunião ministerial entre o Mercosul e a Asean, organização econômica dos países do Sudeste Asiático. No seu giro pela Ásia, constam ainda visitas ao Timor-Leste e à Indonésia. (Agências noticiosas)