Título: Brasileiros embarcam
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 26/02/2011, Mundo, p. 24

O dia de ontem foi de alívio para os 148 brasileiros que aguardaram, durante toda a semana, a sua vez de deixar a Líbia. No começo da tarde, eles começaram a embarcar no navio de bandeira grega fretado pela empreiteira Queiroz Galvão para fazer o resgate de funcionários e seus familiares. Por causa do mau tempo, contudo, a embarcação só deve deixar na manhã de hoje o porto de Benhgazi ¿ cidade que se tornou um dos principais focos da resistência contra o ditador Muamar Kadafi ¿ rumo a Atenas, na Grécia. Também estão a bordo 48 portugueses, 20 espanhóis e um tunisiano.

A empresa Odebrecht informou, por sua vez, que o segundo voo fretado por eles pousou em Malta, por volta das 9h (horário de Brasília), com 441 pessoas ¿ entre eles, nenhum brasileiro. Segundo o Itamaraty, o Brasil é o único país a ter retirado todos os cidadãos que manifestaram desejo de sair da Líbia.

A jornalista Mariana Roche Moreira, 27 anos, informou ao Correio que o pai, Roberto, funcionário da Queiroz Galvão, conseguiu falar com a família no Brasil depois de já ter embarcado. ¿Ele estava muito mais tranquilo e feliz. Aqui também estamos aliviados, mas a tensão só vai acabar mesmo quando eles estiverem em casa¿, disse Mariana, por telefone, do Rio de Janeiro. Esse é o último grande grupo de brasileiros a deixar a Líbia.