Título: Nas ruas, Maluf diz que não conhece assunto Pitta
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/07/2008, Política, p. A10
O candidato a prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PP), evitou ontem falar sobre a prisão do ex-prefeito Celso Pitta, durante campanha no centro da capital paulista. Pitta foi alçado por ele à carreira política e preso na terça-feira durante operação da Polícia Federal. Questionado sobre a prisão, limitou-se a dizer em todas as respostas a dizer: "Eu desconheço esse assunto Pitta" e que só falaria de política.
O deputado fez caminhada na rua José Paulino, região de forte comércio popular. Visitou lojas, deixou-se fotografar, recebeu apoio de eleitores e também foi hostilizado por populares. Um deles o chamou de "ladrão". O deputado continuou cumprimentando eleitores. "Ninguém vai ter 100% de unanimidade. Não vou ficar triste com isso não. O culpado sou eu porque não consegui transmitir a ele que eu fui o melhor prefeito de São Paulo", afirmou.
A ausência de unanimidade na política também foi o argumento utilizado pelo prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), para responder a críticas de um caminhoneiro sobre a restrição à circulação de caminhões na cidade. Ele esteve ontem nas principais avenidas comerciais do Parque São Lucas, na zona leste.
O prefeito posou para fotos ao lado de um candidato a vereador pelo PSDB, Jorge Farid, que comia um pão com manteiga e equilibrava na cabeça um capacete com um tucano de espuma de aproximadamente 30 centímetros. O prefeito pediu uma foto, mas o tucano o alertou de que seu candidato era Geraldo Alckmin (PSDB). Mesmo assim, Kassab passou o braço pelo ombro de Farid e esperou o flash. Ao final das fotos, Farid disse que ficou constrangido com o assédio: "Não apoio o Kassab. Estão tentando criar um ´PSDEM´, mas meu voto é em Alckmin".
Alckmin ontem se irritou com jornalistas quando questionado sobre a participação de tucanos na elaboração do programa de governo de Kassab: ameaçou encerrar a entrevista, após participar de um seminário sobre habitação. O tema também foi alvo da agenda da petista Marta Suplicy. Ela visitou ontem conjuntos habitacionais populares em diferentes regiões da cidade. A candidata afirmou que a revitalização das moradias no centro deve ser uma de suas principais metas.