Título: Mesa do Senado desiste de criar novos cargos
Autor: Ulhôa , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 16/07/2008, Política, p. A8

Sem reunião e sem ato formal, a Mesa Diretora decidiu ontem tornar inválida a decisão tomada anteriormente de criar 97 novos cargos comissionados para os cargos dos 81 senadores e das lideranças partidárias. O custo total das novas contratações - sem concurso público - causaria impacto de certa de R$ 12 milhões a mais por anos aos cofres do Senado.

A decisão foi formalmente anunciada por meio de nota do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). "Após consultar os demais integrantes da Mesa Diretora, resolvi arquivar a proposta de criação de novos cargos comissionados. Os senadores foram unânimes em opinar pelo não envio da proposição para análise do plenário da Casa. Por este motivo, fica cancelada a reunião convocada para esta terça-feira", diz a nota que encerrou polêmica que gerou desgaste à Casa nos últimos dias.

Garibaldi havia convocado os demais integrantes da Mesa Diretora para reunião ontem em que o assunto dos cargos seria rediscutido. A decisão seria enviar ou não a proposta para votação do plenário. Mas, por articulação do terceiro secretário, César Borges (PR-BA), e do segundo vice-presidente, Álvaro Dias (PSDB-PR), os dirigentes do Senado chegaram à conclusão que uma reunião para tratar da questão só aumentaria o desgaste. "Como não havia ato formal, assinado na reunião anterior, bastava tornar a decisão sem efeito. Quanto mais rápido superarmos esse assunto, melhor", disse Dias.