Título: Presidentes discutem integração e segurança
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2008, Especial, p. A16
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega amanhã a Bogotá para discutir com o presidente colombiano Alvaro Uribe temas relacionados à política regional e para a assinatura de acordos bilaterais. Afora à cerimônia da posse do primeiro mandato de Uribe em 2002, Lula só veio uma vez, em 2005, à Colômbia para reunir-se com Uribe - presidente de perfil conservador que se distancia ideologicamente de quase todos os demais líderes da América do Sul.
Os dois presidentes devem tratar de integração dos países da região e da recém-nascida Unasul, à qual a Colômbia aderiu, apesar da resistência à idéia de estabelecimento de um conselho de segurança regional. Temas ligados ao conflito armado na Colômbia e à libertação da Ingrid Betancourt poderão entrar na pauta.
Os dois presidentes também assinam acordos de cooperação entre instituições colombianas e brasileiras, entre elas algumas da área de ensino técnico. Lula estará acompanhado de uma comitiva de empresários brasileiros que participam no sábado de um seminário comercial. Empresas que atuam nos setores de infra-estrutura, turismo e potenciais investidores diretos fazem parte da comitiva.
Grandes empresas brasileiras já atuam no país, entre elas Petrobras, Votorantim e Gerdau. O setor siderúrgico é particularmente influenciado pelo capital brasileiro. Cerca de 60% do setor na Colômbia é controlado por empresas brasileiras. O Brasil exporta US$ 2,4 bilhões para a Colômbia e importa cerca de US$ 400 milhões - boa parte em derivados de petróleo.
No domingo, Lula participará das comemorações da independência da Colômbia. A cerimônia será na cidade de Letícia, na fronteira com o Brasil. (MMS)