Título: Chávez pode ofuscar Lula na Bolívia
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/07/2008, Especial, p. A16

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu e o Palácio do Planalto não conseguiu dizer não. Por isso, Chávez deverá participar do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o boliviano Evo Morales, hoje em Riberalta, na Bolívia.

Com a aparição de Chávez no evento - idéia que irritou alguns setores do governo - o presidente Lula corre o risco de deixar de ser a grande estrela da solenidade, que será marcada pelo repasse de US$ 230 milhões aos bolivianos, para financiar a construção de uma estrada ligando as cidades de Riberalta a Rurrenabaque.

"Chávez quer ser fotografado, quer mídia", desabafou uma alta fonte da área diplomática. Morales precisa de apoio político e quanto mais gente a seu lado, melhor. O presidente da Bolívia passa por uma fase extremamente difícil, com alguns departamentos fazendo referendos populares por conta própria que lhes garantem, pelo menos no papel, autonomia em relação a La Paz. Ele espera, por exemplo, que o presidente Hugo Chávez anuncie novos investimentos em infra-estrutura no seu país.

A estrada a ser financiada pelo Brasil faz parte do projeto "Hacia el Norte", que visa à integração rodoviária do território colombiano. A idéia é viabilizar o acesso direto entre Porto Velho, Rondônia, e La Paz. No contexto regional, a obra é parte do corredor bioceânico que integrará a malha rodoviária brasileira aos portos chilenos e peruanos no Pacífico.