Título: Aker planeja novo estaleiro para consolidar liderança
Autor: Góes , Francisco
Fonte: Valor Econômico, 22/07/2008, Empresas, p. B7

A norueguesa Aker Yards, dona de 17 estaleiros na Europa, Ásia e Brasil, tem planos de consolidar a posição da empresa no mercado brasileiro de construção naval offshore, segmento no qual detém a liderança. A estratégia tem duas frentes: prorrogar além de 2012 o contrato de arrendamento da área onde funciona a controlada Aker Promar, em Niterói (RJ), e construir um estaleiro novo, orçado em US$ 70 milhões, no Norte Fluminense, para embarcações offshore de grande porte.

Caso o projeto de construir o estaleiro atrase, existe o plano B. Ele consiste em encontrar uma área fora da capital do Estado para desenvolver uma nova unidade de construção de navios de apoio às plataformas de petróleo e gás natural. Desde 1998, a Aker Promar entregou 21 embarcações offshore, número que deverá chegar a 27 unidades até dezembro de 2011.

Hoje a Aker Promar, sociedade dos noruegueses com quatro sócios brasileiros, tem em carteira seis navios para serem entregues entre 2008 e 2011. Três deles tiveram contratos de construção assinados recentemente com o armador Dofcon Navegação. As três embarcações têm como principal utilidade o transporte de âncoras de plataformas e são conhecidas no setor pelo jargão de AHTS (iniciais em inglês de Anchor Handling Tug Supply).

"Mesmo com este contrato estamos aptos a atender às novas concorrências da Petrobras", diz Waldemiro Arantes Filho, presidente da Aker Promar. Ele se refere às encomendas de 146 navios offshore que devem ser licitados pela Petrobras para entrega até 2014. Mesmo com a carteira cheia de pedidos e as boas perspectivas do mercado, a Aker Promar tem pressa em definir a situação futura da empresa.

Isso porque o contrato de arrendamento da área onde funciona o estaleiro, na Ilha da Conceição, em Niterói, termina em dezembro de 2012. Se o contrato não for renovado, a Aker Promar poderia ter dificuldades de contratar a construção de novos navios a partir do segundo semestre de 2010 já que cada embarcação leva de 20 a 30 meses para ficar pronta.

"Temos excelente relação com a Mac Laren (estaleiro dono da área) e existe interesse da Aker Promar de estender o contrato de arrendamento além de 2012", diz Arantes. O Valor procurou o Mac Laren para falar das negociações, mas a diretoria do estaleiro não se pronunciou. A área foi arrendada em 1998 pela Promar, fundada dois anos antes para fazer reparos em navios offshore.

Em 2001, a Promar vendeu 51% do capital para a Aker Yards, que hoje, na Noruega, tem 40% do capital com a coreana STX e os 60% restantes pulverizados no mercado. A Aker Yards tem estaleiros que atuam em três segmentos da construção de navios: offshore, mercante e cruzeiros.

Em 2007, a Aker Yards assumiu 100% das ações ordinárias da Aker Promar e a PJMR, veículo de participação dos sócios brasileiros, ficou com 49% das ações preferenciais da empresa. Arantes e Jorge Ferraz, diretor financeiro do estaleiro, ficarão à frente da gestão da empresa até o fim de 2012, quando as ações preferenciais em poder da PJMR passarão para a Aker. A partir dessa data, os sócios brasileiros poderão continuar a trabalhar com a Aker ou partir para vôo solo (a PJMR tem 10% de participação no estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco).

Arantes diz que, independente da negociação sobre a extensão de contrato do terreno da Aker Promar, o grupo espera poder iniciar o projeto do novo estaleiro na localidade de Barra do Furado, em Quissamã, no primeiro semestre de 2009. O estaleiro terá capacidade de processar 12 mil toneladas de aço por ano, o dobro da unidade da Ilha da Conceição, e fará navios offshore de 150 metros de comprimento por 30 de largura. O estaleiro terá capacidade para fazer 6 AHTS por ano.

Na margem oposta do estaleiro, à beira do Canal das Flechas, em Quissamã, será instalada uma base de apoio offshore pelo grupo americano Edison Chouest, em projeto orçado em R$ 60 milhões. Tanto o estaleiro como a base de apoio têm licenças de instalação concedidas pelo órgão ambiental do Estado, a Feema. A prefeitura de Quissamã disse que edital para dragagem do canal das Flechas deve ser publicado esta semana.

A Aker Promar tem outras áreas identificadas no Estado do Rio para receber um estaleiro. O negócio pode ir em frente caso as obras de Quissamã não possam começar no primeiro semestre de 2009.