Título: Brasil e China ajudam Volks a compensar recuo na Europa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/07/2008, Empresas, p. B8
China e Brasil, nessa ordem, puxaram os maiores volumes de crescimento de vendas da Volkswagen no mundo, ajudando, assim, a compensar um pouco a queda de vendas que essa e outras montadoras européias amargam no seu continente de origem.
Segundo relatório que a companhia alemã divulgou aos investidores ontem, o volume de veículos vendido em todo o planeta nos seis primeiros meses do ano somou um crescimento de 5,8%, num total de 3,27 milhões de unidades.
Na China, foram vendidos 531,6 mil veículos, um crescimento de 23,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. As vendas no Brasil, que somaram 316 mil unidades, avançaram 21,8% no mesmo período. Mas o maior índice de crescimento veio da Índia. Apesar de o volume ser ainda baixo - 10,4 mil unidades - o total de vendas da marca alemã nesse país aumentou 69,2% na primeira metade do ano.
A Europa ainda deteve o maior volume de vendas da companhia - 1,84 milhão. Mas a China já encostou na Alemanha, onde a Volks vendeu 534 mil veículos de janeiro a junho. Com o mercado desaquecido, o desempenho na Europa Ocidental registrou uma queda de 3,6%.
"Nuvens de tempestade estão claramente sobre o mundo automotivo", relatou Detlef Wittig, vice-presidente de vendas e marketing do grupo Volkswagen. No entanto, disse o executivo, o resultado global superou a média do mercado e aumentou a participação mundial do grupo.
O Brasil já foi a maior operação da Volks fora da Alemanha. Perdeu a posição para a China. Mas a estrutura que a companhia tem no país tende a tornar a filial brasileira cada vez mais independente em desenvolvimento de produtos.
A Volks está no Brasil há 55 anos. O país foi o primeiro a receber uma fábrica da companhia fora da Alemanha. Hoje a operação envolve 21 mil empregados em cinco fábricas. Durante esse tempo, a empresa já produziu 17 milhões de veículos. No segundo lugar no mercado interno, a montadora acaba de dar um passo para avançar mais, com a renovação total do Gol, automóvel mais vendido no Brasil e o quinto da marca Volkswagen mais vendido no mundo.
A crise de vendas na Europa não atrapalhará as exportações da filial brasileira, já que os maiores volumes seguem para mercados da América Latina, além de África e Oriente Médio.
Durante o lançamento do novo Gol, o presidente da Volks do Brasil, Thomas Schmall, disse que a empresa pode decidir em breve por novos investimentos de peso para ampliar a capacidade industrial no Brasil.
Puxado pela demanda no mercado interno, que até o mês passado ainda não havia dado qualquer sinal de desaceleração, o ritmo de crescimento de produção surpreendeu Schmall, no cargo desde janeiro de 2007. "Ninguém imaginava que o mercado ia crescer tanto", disse. O executivo contou que quando assumiu o posto a produção anual da Volks no Brasil era de 600 mil carros por ano. Para 2008 está previsto volume de 800 mil e para o próximo ano, 900 mil. No período, a montadora também abriu 2,8 mil novos empregos e anunciou um programa de investimentos que somará R$ 3,2 bilhões entre os anos de 2007 e 2011.