Título: Lamy distribui "dever de casa" para os negociadores
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/07/2008, Especial, p. A14

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, fez com que os ministros do Brasil, EUA, União Européia, China, Índia, Japão e Austrália fizessem o "dever de casa" ontem, antes de deflagrar a maratona de negociações agrícolas e industriais. Lamy deu a cada ministro um questionário com perguntas sobre o que podiam ou não fazer para concluir um entendimento. Os ministros demoraram 40 minutos para responder. Depois, começaram a divergir. O ambiente era "descontraído", pelo menos no começo, inclusive com piadas.

Não foi como em Hong Kong, com ministro jogando óculos no chão ou gritando. Após seis horas de discussões, Lamy fez um "confessionário"', conversando isoladamente com cada ministro para tentar soluções para o impasse.

Negociadores indicavam pela manhã que a negociação poderia continuar na semana que vem. Teoricamente, a OMC colocará dois textos revisados até sábado, para os ministros decidirem no domingo ou segunda-feira. Isso se não houver crise que leve cada um a pegar a mala e voltar para casa.

Kamal Nath, ministro de Comércio da India, voltou ontem de Nova Déli, dizendo-se com vontade "reforçada'' para fechar um acordo. Os indianos insistiam que o G-20 estava apoiando um mecanismo de salvaguarda especial para frear importações , quando na verdade Amorim havia pedido para Nova Déli moderar sua posição.

Alguns negociadores temiam que a crise política na Argentina fizesse o governo fincar pé na posição contra a abertura industrial. Amorim, porém, parecia acreditar que, no momento decisivo, os argentinos serão flexíveis.(AM)