Título: Senador leva delegado à corregedoria da PF
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/07/2008, Finanças, p. C8

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ingressou ontem com representação na corregedoria e na diretoria-geral da Polícia Federal contra o delegado da Protógenes Queiroz, que deixou o comando da Operação Satiagraha sexta-feira. Heráclito o acusa de vazar informações do inquérito que ligariam o parlamentar ao esquema desmontado pela operação.

Na representação, o senador afirma que foi apontado pela PF como supostamente integrante de "organização criminosa" liderada pelo investidor Daniel Dantas, de quem é amigo.

O senador enfatiza que não tem qualquer ligação com as atividades profissionais de Dantas ao afirmar que as informações vazadas pela PF são "ilegais, maliciosas, levianas e mentirosas".

Heráclito pede que o diretor-geral da PF instaure procedimento administrativo contra Protógenes e outros policiais federais que participaram das investigações da Operação Satiagraha "a fim de que sejam apuradas e individualizadas as respectivas condutas ilegais e apontados os responsáveis pelos vazamentos indevidos" de informações sigilosas.

No texto, o advogado do senador afirma que a divulgação de material sigiloso é "ilegal" e deixa claro que pretende ingressar com outros recursos contra o delegado, caso vazem novas informações. Segundo Heráclito, Protógenes vazou as informações "a conta-gotas" para prejudicar as pessoas supostamente envolvidas nas irregularidades.