Título: Barreiras em queda
Autor: Ribas, Sílvio
Fonte: Correio Braziliense, 28/02/2011, Economia, p. 10

A desesperada investida da França por mais controles sobre as commodities agrícolas, ao lado das recentes vitórias do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra subsídios ilegais dos Estados Unidos, confirma o vigor da agricultura nacional. Para especialistas, os subsídios bilionários americanos e europeus cedidos a produtores locais levarão tempo para serem totalmente derrubados. Mas, em outra frente, a crescente competitividade do Brasil nos mercados exportadores continuará abrindo novas brechas nas barreiras aos países emergentes.

Aos olhos de Bibiana Garcia, consultora do escritório Buranello Passos, a proposta do presidente francês Nicolas Sarkozy de criar estoques reguladores globais revela pressões não apenas de pequenos agricultores, mas também de grandes multinacionais. Ela lembra que o Brasil tem 25 protestos encaminhados à OMC, dos quais 11 são contenciosos envolvendo o agronegócio.

Tática Além da vitória histórica no caso do algodão, que provocou um acordo brasileiro com os EUA, há outros voltados para café e açúcar. ¿Começa a surgir uma nova tática de subsídios, por meio dos quais organizações não governamentais são financiadas por governos para denunciar supostas práticas condenáveis da agricultura do Brasil¿, mapeia o consultor André Passos.

Na semana passada, a OMC ratificou decisão favorável ao país na disputa contra o governo americano sobre medidas antidumping impostas ao suco de laranja brasileiro. Durante o prazo de 60 dias dado à Casa Branca para uma resposta à sentença, o Brasil, maior exportador mundial da bebida, espera que os americanos se adequem às regras internacionais. (SR)

MATOPIBA DESPONTA » Abrangendo áreas produtoras do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, a região batizada como Matopiba ¿ junção das sílabas iniciais dos quatro estados ¿ produziu cerca de 12,2 milhões de toneladas de grãos em 2010. A previsão para a safra atual é de um crescimento de 17%. As terras plantadas, dominadas por cerrados irrigados, tiveram ampliação de 10%. O avanço de produção e de novas lavouras já fomenta a tendência de aumento da participação dos quatro estados na produção nacional, atualmente de 15 milhões de toneladas.