Título: Ministro espera recuo do PIB em 2009
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2008, Brasil, p. A4
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, admitiu que a trajetória de alta da taxa básica de juros pode desacelerar o crescimento da economia brasileira em 2009. De acordo com Bernardo, como a aperto monetário não tem efeito imediato, o avanço esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2008 é de pelo menos 5%.
Segundo o ministro, a expectativa é de um crescimento forte no segundo trimestre deste ano, até mesmo superior aos 5,8% registrados de janeiro a março. Daí a expectativa otimista para o ano cheio. Apesar de admitir que em 2009 o resultado pode não ser tão bom devido ao arrocho nos juros, Bernardo evitou fazer projeções.
"Racionalmente falando, se estamos fazendo política contracionista, a tendência é ter um crescimento menor no ano que vem. Seria bobagem tentar enganar e falar que vai crescer mais. Mas está muito cedo ainda para apostar e os investimentos estão vigorosos no país, frisou Bernardo, que participou de almoço promovido pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).
Apesar de esperar um crescimento menor no ano que vem, Bernardo elogiou a postura do Banco Central, que ontem elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. O ministro se mostrou otimista em relação à inflação, que para ele deve fechar o ano acima do centro da meta, de 4,5%, mas dentro da margem de tolerância de dois pontos para cima. "Acho que nós vamos cumprir a margem de tolerância esse ano e em 2009 nosso trabalho vai ser no sentido de seguir a meta de 4,5%", frisou.