Título: Líder do PSDB questiona benefícios da fusão BrT-Oi
Autor: Ulhôa , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2008, Política, p. A8

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (SP), criticou ontem a "sanha por negócios" e o "poder de fogo" das empresas de telecomunicações no país e defendeu rigorosa investigação da fusão entre a Brasil Telecom (BrT) e a Oi. Na próxima semana, ele pretende conversar com o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), e com o líder da bancada no Senado, Arthur Virgílio (AM), formas de atuarem no sentido do fortalecimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Aníbal defendeu a cautela que Guerra tem mostrado como relator da indicação da assessora da Presidência do Senado Emília Ribeiro para o Conselho Diretor da Anatel.

O presidente do PSDB negou-se a apressar seu parecer porque quer examinar se a candidata tem "competência e isenção" para participar das decisões da Anatel sobre fusão da BrT com a Oi. Por outro lado, o deputado concorda com a opinião de Virgílio de que a relatoria desse caso não deveria ser do PSDB.

Os tucanos conhecem e respeitam Emília - advogada e com experiência no serviço público, ela integra o Conselho Consultivo da Anatel, órgão de assessoramento da agência sem poder decisório. Mas, como ela foi indicada pelo grupo do senador José Sarney (PMDB-AP), há uma avaliação de que ela já tem posição definida a favor da fusão, que será examinada pela Anatel.

"Esse pessoal da área de telecomunicações tem sanha por negócio, aporrinha a gente, tem um poder de fogo impressionante. São opressivos. Temos que examinar bem essa operação toda (compra da BrT pela Oi), para verificar se vai beneficiar o usuário ou não. Uma concentração desse nível preocupa muito", afirmou o líder do PSDB na Câmara.

Aníbal salientou que recebe constantes queixas de usuários quanto aos serviços prestados nessa área. Ele pretende levar também ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e ao colégio de líderes partidários da Casa a preocupação com o fortalecimento da agência e com a concentração de mercado do setor de telefonia.

O líder tucano falou ao Valor por telefone, de Bogotá, para onde viajou acompanhando o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o objetivo de buscarem no sistema de transporte de massa da cidade colombiana idéias para melhorar o trânsito na capital paulista.