Título: Alianças têm realinhamento ideológico
Autor: Felício , César
Fonte: Valor Econômico, 21/07/2008, Política, p. A8

O conjunto nacional das alianças partidárias das principais siglas nas capitais do País mostra alinhamento ideológico e projeta composições para 2010, apesar da preponderância das realidades locais. Ao contrário de 2004, as alianças do PT com partidos de esquerda cresceram em 2008. Separadamente ou em bloco, PCdoB, PSB e PDT tem 40 alianças com o PT nas capitais. Eram 29 em 2004. Naquele ano, o PCdoB estava alinhado ao PT em 19 capitais. O PSB, em oito e o PDT, em duas. Agora as alianças PT/PSB saltam para 14 e aquelas com o PDT para 11, ficando ainda do PCdoB hoje ao lado dos petistas em 15 capitais.

O PT reaproximou-se de seus aliados históricos sem descuidar dos parceiros que se notabilizaram pelo mensalão. Juntos ou separadamente, PTB, PR e PP têm hoje com o PT 18 alianças em capitais. Em 2004, eram 16. Naquele ano, os petistas fecharam sete alianças com o PTB, uma com o PP e oito com o então PL. Agora, as composições com o PTB recuaram para cinco, e as com o PR para sete. Mas cresceram as parcerias com o PP, celebradas em seis capitais.

PSDB e DEM, apesar de rompidos em São Paulo, mantiveram a tendência à coligação. São 12 nas capitais este ano, ante 11 em 2004. Mas o parceiro mais comum dos tucanos é o PPS, aliado em 13 capitais. Não foi o que ocorreu em 2004, quando PSDB e PPS estavam juntos em sete destas cidades. Já o DEM encontra no PP um parceiro frequente: tem com o sucessor do antigo PDS 11 alianças. Manteve o padrão de 2004, quando fez com este partido o mesmo número de parcerias nas capitais.

O PMDB privilegiou candidaturas próprias, lançadas em 13 capitais, montando um eclético arco de alianças, sem sair do governismo. Seu parceiro mais frequente é o PDT, com dez coligações; seguidos por PT e PSB, com nove: PP e PRB, com oito e PC do B e PV, com sete. Com os tucanos são apenas três alianças e com o DEM, duas. Em 2004, o PMDB estava próximo da oposição. Fez, na ocasião, alianças com os tucanos em oito capitais e com o então PFL, hoje DEM, estava junto em sete.

Depois de anunciarem a intenção de manterem-se unidos em 2010, PDT, PSB e PC do B mostram alinhamento este ano, mas também proximidade com o PT. Os petistas são os principais parceiros do PCdoB e do PSB, mais até do que as alianças intrabloco. Já no PDT prevalecem as alianças com o PSB, em 12 capitais.