Título: Em campo
Autor: Sassine, Vinicius ; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 02/03/2011, Política, p. 2

Nos últimos anos, a Polícia Federal realizou dezenas de operações utilizando um grande número de agentes, muitos de outros estados. Em alguns casos, como a Guilhotina, realizada em 11 de fevereiro no Rio de Janeiro, contou com mais de 200 policiais. Veja outros exemplos:

João-de-barro Cerca de 1.000 policiais federais realizaram a operação para combater desvio e dinheiro para construção de casas populares, cumprindo 231 mandados de busca e apreensão e 38 mandados de prisão temporária em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.

Sanguessuga A operação foi realizada em maio de 2006 e desarticulou um esquema de crimes contra a ordem tributária e fraudes em licitações na área da saúde. Cerca de 250 policiais federais atuaram no Acre, no Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Foram efetuadas 48 prisões.

Dilúvio PF e Receita Federal desarticularam um esquema de fraudes em comércio exterior em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo, além dos Estados Unidos. A ação prendeu mais de 100 pessoas e foram usados 950 policiais e 350 servidores da Receita.

Hidra Foi a maior ação da PF no combate ao crime de contrabando e ao descaminho. No total, os agentes atuaram no Paraná e no Mato Grosso do Sul e prenderam 67 pessoas.

Ponto Com Desarticulou uma organização especializada em crimes pela internet. Mais de 280 policiais foram mobilizados para cumprir 45 mandados de prisão. A ação ocorreu na Região Sul.

Petisco Cerca de 250 agentes da Polícia Federal de Brasília e do Rio de Janeiro, além de 120 homens da Polícia Militar, desarticularam uma quadrilha do tráfico de drogas que atuava na cidade de Campos (RJ). Ao todo foram presas 43 pessoas.

Navalha

Em torno de 400 agentes federais participaram da ação da PF para acabar com um esquema de desvio de recursos públicos. O trabalho atingiu os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, São Paulo e o Distrito Federal com a prisão de 40 pessoas.