Título: Merrill Lynch se une à Bueno Netto
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/08/2008, Empresas, p. B7

A Merrill Lynch e o fundo de investimentos MaxCap estão se unindo à construtora Bueno Netto em uma nova empresa voltada para a incorporação de imóveis corporativos e comerciais. A companhia, batizada de BN Corp, será uma joint venture com divisão igualitária de ações entre o fundo Brazil Real Estate Holding (BREH), controlado pela Merrill Lynch e pela MaxCap, e a Bueno Netto. A nova empresa, que será apresentada oficialmente na próxima semana, será presidida por Sandra Ralston, que comandou as operações da consultoria Jones Lang LaSalle por 10 anos no Brasil e, até dois meses, era a presidente da Guanandi, incorporadora voltada para o segmento de baixa renda do grupo WTorre.

O volume investido na operação vem sendo mantido em sigilo por decisão dos investidores capitalistas. Mas executivos do mercado estimam que BREH tenha aportado algo próximo a R$ 200 milhões para iniciar a sua operação, que será, basicamente, uma incorporadora. O foco principal da BN Corp será desenvolver empreendimentos comerciais e corporativos e vendê-los o mais breve possível. "Essa não será uma empresa patrimonialista. O seu objetivo será realizar lucro com as vendas e não com a geração de renda", afirma um executivo que acompanha o projeto.

A BN Corp já nasce com um banco de cerca de 10 terrenos, que a Bueno Netto colocou no negócio, com perfil comercial. Alguns deles estão localizados na região da Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo, uma das mais nobres da capital paulista. Um dos projetos que serão lançados já no início da operação envolve um edifício de escritórios e um pequeno centro comercial nos pisos inferiores. Essa será a tônica dos empreendimentos que a companhia vai lançar. Sempre que possível tentando aliar escritórios com mini shopping centers. Quando isso não for possível a companhia vai lançar empreendimentos de uso único.

Apesar de os primeiros negócios estarem focados em São Paulo, especialidade da Bueno Netto, a intenção é que a companhia siga o exemplos das incorporadoras residenciais que foram à bolsa de valores e inicie uma diversificação regional. A BN Corp pretende atuar também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e nas principais capitais da região Nordeste.

É o segundo investimento de peso da Merrill Lynch no mercado imobiliário brasileiro. No final do ano passado a companhia adquiriu 50% do grupo Esfera, dona da incorporadora Ecoesfera, da imobiliária E-Home e da construtora Ecohome. Logo em seguida o grupo se associou ao fundo MaxCap Real Estate Investment Advisors, presidido por José Paim, que atuou na incorporadora e construtora Rossi Residencial e controla a incorporadora MaxHaus. Com divisão igualitária das ações as duas empresas controlam o fundo Brazil Real Estate Holding, com sede nos Estados Unidos, e responsável pelos investimentos no mercado imobiliário brasileiro.

A Bueno Netto foi uma das poucas incorporadoras de médio e grande porte de São Paulo que não se aventurou no mercado acionário. Voltada para imóveis de médio e alto padrão a companhia também tem experiência no desenvolvimento de empreendimentos corporativos, principalmente na Zona Sul de São Paulo