Título: ArcelorMittal traz o sistema AM3S
Autor: Jorge , Danilo
Fonte: Valor Econômico, 28/07/2008, Empresas, p. B6

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, parte para organizar seus negócios de distribuição de aços planos na América Latina. A estratégia tem como base o mercado brasileiro, onde o grupo acaba de adquirir o controle de mais uma distribuidora e prepara a abertura de um braço da AM3S - ArcelorMittal Steel Solutions and Services, área responsável pela rede internacional de centros de serviço e de distribuição da companhia, com operações em mais de 30 países.

O mais recente passo do grupo siderúrgico em sua expansão no mercado distribuidor local foi dado com a aquisição de 70% da Manchester Tubos e Perfilados, sediada em Contagem (MG). O valor da transação não foi informado, mas a empresa, que tem capacidade para 240 mil toneladas anuais de produtos acabados, registrou faturamento líquido de R$ 270 milhões em 2007.

Antes da Manchester, a ArcelorMittal havia comprado, em abril, 50% da Gonvarri Brasil, apta a processar aproximadamente 500 mil toneladas ao ano. Com as duas aquisições, os negócios de distribuição de aços planos do grupo no Brasil ganharam musculatura, ultrapassando os seus concorrentes diretos: a Usiminas, suportada na rede da Rio Negro, Fasal e Dufer; e a CSN, por meio da Inal.

"Embora 30% das vendas de aços planos no mercado interno sejam feitas por centros de serviços e de distribuição, nós não tínhamos nada. Agora contamos com uma 'network' consolidada para oferecer ao mercado um portfólio completo de produtos", disse Benjamin Baptista, vice-presidente comercial da área de aços planos da ArcelorMittal na América Latina.

O reforço da posição do grupo no mercado distribuidor brasileiro atende, de imediato, as necessidades da usina de Tubarão, em Serra (ES) e de Vega, unidade de laminados a frio e aços galvanizados localizada em São Francisco do Sul (SC), ambas em expansão. Na antiga CST (Tubarão), um novo laminador de tiras a quente entra em operação em fevereiro de 2009, elevando a capacidade de 2,8 milhões para 4,0 milhões de toneladas de bobinas ao ano. A unidade de Vega, por sua vez, ganhará outra linha de produção a partir de 2010, apta a 350 mil toneladas anuais.

Mas a estratégia da AcerlorMittal é mais ambiciosa e contempla uma ação comercial combinada entre a rede de distribuição de aços planos e a de longos, para atingir o atrativo setor da construção civil. "Quem faz uma obra não compra apenas vergalhão", comenta Baptista. Na área de longos, o grupo conta com 73 centros de distribuição, 16 escritórios de vendas e 19 unidades de corte e dobra de aço, operadas pela ArcelorMittal Belgo.

Além dessa atuação conjunta, a ArcelorMittal pretende estender sua rede de distribuição de produtos planos para regiões onde ainda não está presente. "Podemos abrir novos centros de serviços ou fazer mais aquisições", afirma Baptista. Segundo ele, também são consideradas oportunidades no mercado distribuidor de outros países da América Latina.

Com o porte alcançado na área de distribuição, a ArcelorMittal vai passar a contar com um braço da AM3S no Brasil. Para cuidar dessa área de negócios, a ser instalada em São Paulo, foi designado o executivo francês Philippe Ormansey. Ele atuou com os executivos brasileiros nas aquisições da Gonvarri e da Manchester.

A AM3S despachou 5,5 milhões de toneladas entre janeiro e maio, o que significou 18,8% do total do grupo em âmbito mundial, propiciando receita de US$ 5,7 bilhões. A unidade conta com 500 centros em 32 países, atendendo cerca de 200 mil clientes.

Em outras regiões, a ArcelorMittal também tem buscado reforçar sua presença no mercado distribuidor. No final de junho, por exemplo, adquiriu 60% da DST FZCO, de Dubai. No segmento de aço inoxidável, a mesma estratégia tem sido levada adiante. Recentemente, o grupo assumiu o controle integral da Uginox Sanayi, localizada na Turquia.

A área de centros de serviços e distribuição deverá negociar neste ano 4 milhões de toneladas de aço, prevê o Inda, entidade do setor.