Título: Suspensão de processo é normal, diz Genro
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 29/07/2008, Finanças, p. C3
O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que não preocupa o governo a decisão da Justiça Federal de suspender o processo que tramita na 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro contra o ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Genro classificou a decisão como "coisa normal".
"É uma coisa normal pois o próprio processamento da Justiça se dá agora em comunicação com a autoridade que concedeu a extradição [a Justiça de Mônaco]. Não estou falando do Cacciola porque não gosto de personalizar. Este réu está condenado a 13 anos e meio, se ele vai ter mais processos ou não, isso é irrelevante para a extradição", afirmou o ministro.
Na sexta-feira, a juíza federal Simone Schreiber aceitou o pedido da defesa do ex-banqueiro e do Ministério Público Federal. Na mesma decisão, ela suspendeu a audiência que estava marcada para a sexta-feira. Não foi agendada uma nova data pela Justiça.
Tarso disse que as conversas entre as autoridades federais brasileiras e do Principado de Mônaco são mantidas em busca de todas as informações que dão sustentação às acusações que pesam contra Cacciola.
"A Secretaria Nacional de Justiça pode estabelecer contatos com as autoridades de Mônaco para ver como eles estão vendo a extradição. Os fatos posteriores que surjam evidentemente a Justiça brasileira tem soberania para processar", disse o ministro, referindo-se aos esforços da defesa do ex-banqueiro que tenta arquivar dois, dos três processos contra Cacciola. O gesto da defesa visa a evitar que Cacciola responda a outros processos diferentes do previsto no acordo de extradição.