Título: Em Salvador, candidatos ficam longe de Lula e Dilma domina palanque
Autor: Salgado , Raquel
Fonte: Valor Econômico, 30/07/2008, Política, p. A8

Dilma Roussef no palanque em Salvador: aplaudida calorosamente quatro vezes ao longo de dez minutos Em Salvador, capital em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o maior percentual de votos em 1998 (55,4%) e em 2002 (89,3%), e o segundo maior percentual em 2006 (84,8%), quem mais lucrou com sua maratona de eventos ontem foi Dilma Roussef, ministra da Casa Civil. Enquanto os candidatos a prefeito ficaram acuados pela fiscalização da Justiça eleitoral, Dilma foi, depois do presidente, a figura mais aplaudida por onde passou.

Em Candeias, a 50 km da capital baiana, a ministra fez tanto sucesso com a platéia, quanto a nova fábrica de biodiesel da Petrobras, inaugurada ontem por Lula. Penúltima autoridade a ser chamada ao palco, recebeu calorosos aplausos ao entrar e a cada vez que era citada nos discursos de outras autoridades. Ao longo dos dez minutos em que falou sobre a importância do biodiesel, a ministra foi interrompida quatro vezes pelas palmas da platéia, formada principalmente por trabalhadores da Petrobras, sindicalistas e agricultores.

Na sua vez de discursar, Dilma, que estava sentada ao lado direito de Lula, cumprimentou todos os presentes, inclusive a imprensa. Ressaltou que a construção da usina de biodiesel da Petrobras só foi possível devido à união de visão e vontade política do governo Lula.

No evento seguinte, onde o presidente participou da entrega de diplomas a alunos do programa estadual Todos pela Educação (Topa), Dilma foi novamente a segunda mais festejada pelos presentes, ficando atrás apenas de Lula.

A bateria de compromissos terminou no fim da tarde, no bairro da Ribeira, em um palco montado à beira-mar para o anúncio do "Mais pesca e aqüicultura". Quem aproveitou para pegar carona dessa vez seguir à risca a idéia de colar sua candidatura à imagem do presidente foi o candidato do PT à prefeitura de Salvador, deputado federal Walter Pinheiro. Mesmo sem ter ido ao evento, ele se fez presente em folhetos, grandes bandeiras e balões com que estampavam: "Wagner é Pinheiro" e "Lula é Pinheiro".

Nas centenas de panfletos distribuídos, destaca-se a frase "Parceria com Lula trará benefícios para pescadores e marisqueiras". No texto que segue, Pinheiro, que está na quarta posição com somente 7% das intenções de voto, segundo o Datafolha, propõe a criação da Superintendência da Pesca de Salvador.

O terceiro colocado na disputa, com 19% dos votos, João Henrique Carneiro, atual prefeito pelo PMDB, não deu as caras. João Henrique também tem feito de tudo para ficar atrelado a Lula, pelo uso de símbolos com letras e cores que lembram a logomarca do governo federal e o slogan "Força do Brasil em Salvador".