Título: Pesquisa indica apoio popular à lista suja
Autor: Jayme , Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 06/08/2008, Política, p. A8
Sob encomenda da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Vox Populi fez pesquisa sobre a opinião dos brasileiros em relação a políticos com ficha suja. A entidade divulgou, há duas semanas, listagem de candidatos com ações judiciais em curso.
O levantamento verificou que 91% acham que políticos que renunciaram aos seus mandados para evitar a cassação deveriam ser impedidos de se recandidatarem. Além disso, 88% dos entrevistados crêem que condenados por crimes graves não poderiam se candidatar, ainda que lhes restassem possibilidade de recurso. Por fim, 89% defendem a inelegibilidade de prefeitos e governadores que tenham suas contas vetadas pelos tribunais de contas.
Foram ouvidas 1502 pessoas entre os dias 27 de junho e 6 de julho, em todo o país, por telefone. A margem de erro do estudo é de 2,5%. Na análise das cinco regiões do país, o Centro-Oeste foi a mais rigorosa. Nos questionamentos sobre a renúncia para não ser cassado e sobre a impossibilidade de candidatura dos condenados, nessa região, 98% e 95% pleitearam a inelegibilidade de pessoas nessas condições.