Título: Começam a chegar ao mercado TVs com conexão permanente à internet
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/08/2008, Empresas, p. B3
Minhas caminhadas até a locadora de vídeo podem estar com os dias contados. Nada menos que seis fabricantes de televisores de alta definição, incluindo Hewlett-Packard (HP), Panasonic, Sony e Samsung estão lançando este ano aparelhos que ficam permanentemente conectados à rede residencial de banda larga e transmitem de tudo: de resultados de jogos e previsão do tempo a vídeos, filmes e fotografias armazenados on-line. Com todo esse conteúdo finalmente chegando à telona da sala de estar, por que sair de casa?
Tudo bem, estou exagerando. A Blockbuster ainda tem uma tonelada de filmes em oferta que não estão disponíveis em lugar nenhum da internet. E as pessoas que querem de tudo em uma única tela podem usar uma variedade de dispositivos independentes, como a Apple TV, o PlayStation 3 e o Xbox 360. Plugue um desses equipamentos - ou a maioria dos notebooks disponíveis atualmente - em um televisor digital comum e você poderá navegar no YouTube ou acessar lojas de filmes.
A diferença é que os novos aparelhos de TV tornam o processo mais fácil e barato. Você não precisa comprar um novo equipamento ou aprender a dominar mais um controle de videogame para acessar o conteúdo.
E como é o desempenho dos aparelhos de TV integrados? Nas últimas semanas, testei vários deles, incluindo um televisor de plasma de 42 polegadas, o Panasonic PZ850, e um outro de tela de cristal líquido de 50 polegadas da Samsung, o estiloso Touch of Color. A configuração é muito simples, desde que o roteador para sua rede de banda larga esteja na mesma sala que o televisor. Se não estiver, você poderá precisar comprar um equipamento adicional que converterá a fiação elétrica de sua casa em uma rede rápida. Isso lhe dará acesso a todos os cômodos. O padrão WiFi não é uma opção na maioria das adaptações.
Uma vez que tudo estiver funcionando, é só acompanhar os botões de seu controle remoto. Com o serviço da Panasonic, chamado Viera, um botão leva você a um menu na tela com imagens dos "canais" da internet disponíveis, incluindo o site Picasa (de compartilhamento de fotografias), a Bloomberg TV, o Weather Channel e o YouTube. O site de vídeo do Google fica surpreendentemente bom na tela grande. Além disso, usar um controle remoto de TV para escolher canais de internet mostrou-se uma tarefa simples e intuitiva.
O serviço da Samsung, chamado InfoLink, é um pouco mais limitado: permite que você veja notícias, cotações de ações e informações sobre o tempo no pé da tela, mas não tem o YouTube ou outras opções de vídeo ampliadas, funções que você encontra nos aparelhos da Panasonic, no Sony Bravia ou no HP MediaSmart. É claro que se tudo funcionasse perfeitamente não seria a internet. Certo dia eu comecei a receber mensagens de erro toda vez que tentava iniciar o Viera Cast, embora um outro menu confirmasse que eu estava conectado à rede. (Descobri depois que um ajuste de conexão havia sido mudado). E comparado com qualquer locadora de vídeos, a variedade de ofertas disponíveis para esses aparelhos ainda é desapontadora. Felizmente, muitos fabricantes estão firmando acordos com estúdios de cinema para o fornecimento de filmes e programas de televisão sob demanda ou trabalham com distribuidores de vídeo estabelecidos como a CinemaNow e a Netflix.
A previsão é de que os televisores integrados receberão um grande incentivo nas próximas semanas por causa da Olimpíada, dando aos fãs a capacidade de ver vídeos de atletas no YouTube, ao mesmo tempo que assistem outro evento. Os televisores vão evoluir ainda mais no ano que vem. Recentemente, a Panasonic e outras companhias firmaram acordos com as operadoras de TV a cabo que permitirão a elas inserir conversores em seus aparelhos, eliminando os conversores externos. Alguns televisores também terão potência para transferir conteúdo para qualquer outro aparelho. Então, em vez de meros mil canais de TV a cabo, você terá a vastidão da internet em cada tela. Os cientistas sociais podem decidir se isso é uma coisa boa ou não. Com os preços da gasolina do jeito que estão, eu fico feliz em não ter mais de pegar o carro para poder assistir aos filmes que quero