Título: Kadafi diz sim à proposta de Chávez
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 05/03/2011, Mundo, p. 19

O presidente Hugo Chávez estendeu a mão e Muamar Kadafi reconheceu o gesto. O presidente líbio autorizou a Venezuela a criar uma missão de paz internacional para mediar a crise política em seu país. O objetivo é enviar à zona de conflito uma delegação com representantes da América Latina, da Europa e do Oriente Médio, com a tarefa de tentar abrir negociações entre o líder líbio e as forças, rebeldes. Entre os mediadores poderia estar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois de a oferta venezuelana ter sido rejeitada em público por um dos filhos de Kadafi, Saif Al-Isam, o acordo foi confirmado ontem em Caracas pelo chanceler Nicolas Maduro, durante uma reunião com os colegas dos países que integram a Alternativa Bolivariana para os Povos da América (Alba). ¿É uma iniciativa que tem como objetivo central apoiar o povo líbio na busca da paz, da superação pacífica do conflito.

A participação de Lula na missão está sendo considerada pelo governo venezuelano, segundo informações da imprensa local. O ex-presidente este com o líder líbio em quatro ocasiões durante seu mandato e mantinha boas relações com Kadafi, a quem o brasileiro chegou a chamar de ¿amigão e irmão". Chávez conversou por telefone com o coronel, nos últimos dias, e ele teria afirmado que está disposto a receber não apenas a comissão de paz como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os Estados Unidos rejeitaram a proposta de negociação da Venezuela e declararam que "não é necessário dizer ao coronel Kadafi o que ele tem de fazer pelo bem do seu país", Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley. O ex-presidente cubano Fidel Castro defendeu a posição ¿corajosa" do mandatário latino-americano, na tentativa de evitar uma intervenção militar internacional que repita "a atroz experiência do Iraque".