Título: Brasil já é o maior mercado da editora Santillana
Autor: Koike , Beth
Fonte: Valor Econômico, 13/08/2008, Empresas, p. B4

O Brasil já é o maior mercado, em termos de volume de livros, da Santillana - ultrapassando inclusive a Espanha, onde nasceu a editora. No ano passado, a empresa vendeu nos 22 países em que atua 128,3 milhões de exemplares. Desse total, mais de 54 milhões vieram do mercado brasileiro, o que representa um acréscimo de 66% em relação a 2006. Diante do peso do Brasil em seus negócios, Miguel Ángel Cayuela, o novo CEO do Grupo Santillana, já desembarcou por duas vezes no país desde que assumiu o posto, há dois meses. A mais recente foi ontem para participar do 7º Congresso Ibero-americano de Editores, realizado pela primeira vez no Brasil.

O bom desempenho da Santillana em 2007 foi motivado pelas vendas para o governo de livros didáticos da editora Moderna, que pertence ao grupo espanhol desde 2001. O Ministério da Educação comprou da Moderna cerca de 24 milhões de livros para o ensino médio no ano passado. Atualmente, a Moderna detém cerca de 30% do mermcado de livros escolares.

Durante o evento, Cayuela destacou a importância do mercado latino-americano para as editoras que atuam no segmento de livros escolares. "Acredito que teremos a universalização do ensino na América Latina, o que traz expansão das atividades editoriais", disse Cayuela, que falou pela primeira vez como CEO para o público brasileiro. Com 47 anos de idade, sendo 24 deles no grupo espanhol, Cayuela foi escolhido para substituir Isabel Polanca, filha do fundador do grupo Prisa, dono da Santillana. Isabel morreu em março deste ano.

Não à toa, o executivo defendeu a escola pública e a distribuição gratuita de livros nas escolas, mas faz algumas ressalvas. "No Brasil, México e Chile os programas de distribuição de livros são muito eficientes. Mas, os Estados não devem ser demasiadamente protagonistas ou desempenhar papel de editores. Sou contrário à iniciativa de livros cujo conteúdo é feito pelo próprio governo como acontece na educação secundária do México", disse Cayuela.

-------------------------------------------------------------------------------- A editora do grupo Prisa vendeu em 2007 quase 24 milhões de livros no México e 15,2 milhões no mercado espanhol --------------------------------------------------------------------------------

A área de livros didáticos representa 62% do faturamento mundial do grupo Santillana, que no ano passado somou 560 milhões de euros. No final de 2006, a receita do Brasil representava 15% do faturamento global.

Em relação à concorrência dos livros com os meios eletrônicos, Cayuela fez duras críticas ontem às novas tecnologias. "Eu não gosto muito de falar de novas tecnologias porque sabe-se muito pouco e por isso as pessoas falam muito. Há um excesso de conteúdo na internet e são poucos que valem alguma coisa", afirmou.

No Brasil, além da Moderna, o grupo espanhol é dono das editoras Objetiva, Salamandra e Richmond, além do Sistema Uno de Ensino e da empresa de avaliação educacional Avalia. No total, a Santillana já investiu mais de R$ 130 milhões no mercado editorial brasileiro desde que chegou no país em 2001.

As editoras espanholas têm se mostrado extremamente interessadas pelo mercado brasileiro. Além da Santillana, estão no país as espanholas Planeta, Edições SM e Anaya.