Título: Infraero reformará aeroporto no Rio
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/08/2008, Brasil, p. A6

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) apresentou ontem, no Rio de Janeiro, o projeto de reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, o Terminal 2 será concluído e o Terminal 1 será totalmente reformado. Gaudenzi afirmou que o prazo de conclusão das obras é de três anos e meio, independentemente de o Rio ser escolhido ou não para sede da Olimpíada de 2016. A apresentação do projeto, de R$ 400 milhões, ocorreu uma audiência pública na Assembléia Legislativa.

O Aeroporto Tom Jobim recebeu, na audiência, críticas do governador do Rio, Sergio Cabral, que pediu sua privatização. Gaudenzi reconheceu que o aeroporto está em uma situação "crítica", mas disse que, por enquanto, não há intenção do governo federal de privatizar o aeroporto. "Enquanto não houver outra determinação, cabe à Infraero cumprir o planejamento estabelecido", disse.

Cabral afirmou que a situação atual do aeroporto, com a necessidade de várias reformas, pode comprometer a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016. Segundo ele, estima-se que sejam necessários investimentos de mais de R$ 500 milhões para adequar o aeroporto às exigências do Comitê Olímpico Internacional. Ele destacou a necessidade de se reformar os dois terminais e implantar normas internacionais de segurança e antiterrorismo.

A privatização, de acordo Cabral, faria com que o próprio governo federal, atual responsável pelo aeroporto, tivesse receita. "A população do Rio, os turistas brasileiros e os turistas estrangeiros teriam um aeroporto de qualidade com investimentos significativos", disse o governador.

Na audiência pública, Cabral ressaltou ainda que grandes aeroportos internacionais já são administrados pela iniciativa privada, dando como exemplo os de Londres, Frankfurt, Lima e Quito.