Título: BNDES financia usina de biodiesel no Centro-Oeste
Autor: Rosas , Rafael
Fonte: Valor Econômico, 12/08/2008, Agronegócios, p. B14

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 128 milhões para a Brasil Bioenergia. Os recursos serão utilizados na implantação de uma unidade integrada para extração de óleo vegetal e produção de biodiesel em Nova Andradina (MS). O investimento total no projeto será de R$ 160 milhões.

De acordo com o BNDES, os recursos são provenientes da linha de financiamento para projetos de infra-estrutura na área de energia renovável.

Com o empreendimento, serão criados cerca de 140 empregos diretos e aproximadamente 3 mil indiretos. Os empregos indiretos deverão ser beneficiar, principalmente, a área de agricultura familiar, já que pelo menos 10% da matéria-prima será adquirida desses produtores. Essa estratégia visa atender aos critérios para enquadramento no Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O óleo vegetal utilizado na produção do biodiesel será extraído da soja. Mas, segundo nota divulgada pelo BNDES, a Brasil Bioenergia estuda a possibilidade de substituir esse grão gradativamente pelo pinhão-manso, oleaginosa que apresenta maior concentração de óleo e menor custo de esmagamento.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram produzidos até junho deste ano 435 mil metros cúbicos de biodiesel no país. Em todo o ano de 2007, a produção ficou em 402 mil metros cúbicos. A soja permanece como principal matéria-prima do setor. (*Valor Online)