Título: Bovespa recua 1,57%
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 03/03/2011, Economia, p. 12

Os bons números do setor de emprego dos Estados Unidos evitaram o desastre completo nos mercados financeiros ontem. Apesar de ter começado o dia sentindo os reflexos da crise do aumento das cotações do petróleo, algumas bolsas de valores ocidentais conseguiram reverter o mau desempenho e encerraram as atividades com saldo positivo. O Ibovespa, indicador que reúne as mais importantes ações da bolsa paulista, teve valorização de 1,57%, aos 67.281 pontos. Em Nova York, o índice Dow Jones chegou a ter queda superior a 1%, mas terminou os negócios com leve alta de 0,07%.

Um dos principais fatores do relativo alívio foi o resultado da geração de empregos no setor privado norte-americano. Em fevereiro, foram criados cerca de 217 mil novos postos de trabalho. O resultado foi recebido como uma injeção de ânimo pelos investidores e surpreendeu os analistas, que projetavam a criação de 175 mil vagas. Além disso, o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) informou que a economia norte-americana está crescendo em um ritmo ¿de modesto a moderado¿, com melhora da mão de obra qualificada.

Na Europa, a notícia não foi suficiente para impedir contrações nas principais bolsas: Londres (-0,35%), Frankfurt (-0,58%) e Paris (-0,81%). Nos países asiáticos, cujos negócios se encerram antes, a tônica que predominou foi o pessimismo com o petróleo: Tóquio (-2,43%), Hong Kong (-1,5%), Cingapura (-1,31%) e Xangai (-0,2%). No segmento cambial doméstico, o dólar caiu 0,24%, cotado a R$ 1,660. Esse é o menor valor desde 3 de janeiro (R$ 1,651). (FM)