Título: Alimento pesa menos
Autor: Freitas, Jorge
Fonte: Correio Braziliense, 03/03/2011, Economia, p. 15

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acena desaceleração em fevereiro, com menor pressão de alimentação. A mediana de 17 projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para alta de 0,85% do IPCA em fevereiro, com estimativas variando de 0,73 a 0,90%. Apesar de a taxa de fevereiro ser bem próxima da inflação do mês anterior, poderá ser a mais alta em quase seis anos. O IBGE divulga o IPCA esta manhã.

Em janeiro, o avanço de 0,83% igualou o patamar de novembro de 2010, que fora o maior desde abril de 2005. ¿A pressão principal agora é a educação, além de um pouco de despesas diversas e transportes. O restante está mais tranquilo¿, resumiu Flávio Serrano, economista-sênior do Espírito Santo Investment Bank. ¿Em termos de desaceleração, um ponto importante é alimentação, que até então vinha pressionando bastante os indicadores e neste IPCA deve vir um número mais baixo¿, acrescentou.

Ele observou que não só as mensalidades escolares subiram, mas também os preços de cursos diversos, como técnicos e de idiomas, nos quais o reajuste foi forte. Em relação ao item transportes, que deu a maior contribuição para a alta em janeiro por causa dos reajustes em tarifas de ônibus, ainda deve haver pressão em fevereiro devido ao aumento nas tarifas de metrô e táxi.