Título: País tem a sexta maior produção
Autor: Olmos , Marli
Fonte: Valor Econômico, 07/08/2008, Empresas, p. B7
Os brasileiros ultrapassaram os franceses na produção de veículos no primeiro semestre. O Brasil é agora o sexto maior fabricante. Em julho, as montadoras instaladas no país conquistaram mais recordes: foi o melhor mês da história do setor em produção e vendas.
No ranking mundial de produtores de veículos, também houve troca de posições no segundo lugar. A China ultrapassou os Estados Unidos e ficou com a segunda posição, atrás apenas do Japão, que nos primeiros seis meses produziu 6,6 milhões de veículos.
Em vendas internas, os Estados Unidos ainda ostentam o primeiro lugar. O mercado naquele país chegou a 16,5 milhões no ano passado. A China, em segundo lugar, fechou o ano com mercado de 8,9 milhões. Em terceiro vem o Japão, com 5,35 milhões. Com 2,46 milhões de veículos vendidos, o Brasil ocupou o oitavo lugar em 2007, com números muito próximos da França e da Rússia, cujos dados não são oficiais.
Depois de um crescimento de 27% em 2007, a indústria automobilística espera vender no Brasil este ano 3,06 milhões, 24,4% acima do ano passado. Se alcançado, esse volume será maior do que o que Reino Unido, Itália e França, respectivamente no quinto, sexto e sétimo lugar, venderam em 2007.
A produção no Brasil acumulou, de janeiro a julho, 2,012 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 21,8% na comparação com os sete primeiros meses do ano passado.
Nesse mesmo período, a indústria automobilística abriu 9 mil vagas. O nível de emprego no setor que engloba fabricantes de veículos e de máquinas agrícolas soma hoje 114,4 mil trabalhadores, 13,1% mais do que há um ano.
A direção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) não vê interrupções no processo de crescimento do setor em 2008. O mercado interno continua puxando a expansão da produção no setor. Somente em julho, foram licenciados no país 288,1 mil veículos. O volume representou um crescimento de 32,6% na comparação com o mesmo mês no ano passado.
No acumulado do ano, o mercado brasileiro ficou 30,4% maior do que nos sete meses de 2007, num total de 1,695 milhão de unidades. Resultado da queda do dólar, a participação dos modelos importados têm crescido. Os veículos estrangeiros representaram 7,4% das vendas em 2006, 11,3% em 2007 e neste ano já alcançam a fatia de 12,5%.