Título: Lucros recordes podem enfraquecer oferta da BHP
Autor: Matthews , Robert Guy
Fonte: Valor Econômico, 18/08/2008, Empresas, p. B8

"Na verdade, isso pode deixar a Rio Tinto um pouco mais fora do alcance", diz o analista de mineração Damien Hackett, da corretora canadense Canaccord Adams. Ele observa que bons resultados de ambas as empresas deixam a Rio Tinto em melhor posição para exigir mais dinheiro da BHP, que espera obter até o início de 2009 a aprovação das autoridades de vários países para o negócio.

A oferta da BHP pela Rio Tinto enfrenta outros obstáculos. Na semana passada, as autoridades de defesa da concorrência da Austrália adiaram seu julgamento sobre a proposta de aquisição, afirmando que precisavam de mais informações da BHP. Os EUA já deram aprovação preliminar, e a Comissão Européia - o maior obstáculo ao negócio proposto - só deve se pronunciar no começo do ano que vem. O que está em questão é se a empresa resultante terá controle excessivo sobre o minério de ferro, resultando em preços mais altos.

Em relação aos resultados, a BHP tem se beneficiado dos preços mais altos em contratos de minério de ferro e do petróleo. Os preços do minério de ferro subiram mais de 80% em abril. Os do petróleo caíram recentemente, mas continuam altos. A BHP tem operações de exploração e produção de petróleo e gás natural nos EUA, Reino Unido e Austrália, além de em alguns outros lugares.

No mês passado, a mineradora informou que teve produção recorde de várias commodities, entre elas minério de ferro, cobre, manganês e alumina. Isso é um bom prenúncio para seus resultados porque o preço de venda de muitos de seus metais e minérios esteve em nível recorde, ou perto disso, no primeiro semestre. Por exemplo, o minério de ferro ficou em média 70% acima dos níveis de um ano antes, enquanto o do cobre estava 20% mais alto.

"Claramente, teremos números recordes da BHP", diz Charles Cooper, um analista de mineração da corretora londrina Evolution Securities.

A BHP, a Rio Tinto e outras mineradoras têm aumentado a produção para aproveitar a maior demanda industrial, particularmente da China. A produção industrial da China aumentou 16% no primeiro semestre.

Embora os preços de commodities tenham começado a recuar, de maneira mais notável em níquel, zinco e cobalto, o declínio não reverteu os ganhos em petróleo, carvão e minério de ferro. Veja-se o caso da Vale do Rio Doce, que registrou lucro operacional recorde no segundo trimestre, apesar de pesado investimento em níquel, sua segunda maior fonte de receita, depois do minério de ferro.

Indique Imprimir Digg del.icio.us Tamanho da Fonte: a- A+ Ver mais notícias em Empresas

Dólar (27/08/08 - 11:10) Compra Venda Comercial 1,6220 1,6240 Turismo 1,5900 1,7400 Paralelo 1,7000 1,8000

27/08/08 * 11:23 * 1,624

Euro (27/08/08 - 15:06) Dólar 1,4715 1,4717 Real Turismo 2,3300 2,5700

Outros indicadores Selic 12,92 TR 0,2561 TJLP 6,25 CDB 30 13,07 Ouro-g 43,900 IGP-M 1,76 Fonte dos indicadores: CMA

Newsletter gratuita Receba grátis as principais notícias por e-mail:

Nome: E-mail: * Você receberá informações sobre novidades e campanhas do Valor e de seus parceiros por email e/ou SMS.

Para nos certificarmos que o cadastro do seu e-mail não será realizado por outra pessoa, garantindo assim a integridade da informação. Dessa forma, agimos de acordo com a Política Anti-Spam e asseguramos a seriedade do newsletter.

fechar Managed by